Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Em busca de superação
Início do conteúdo da página

Em busca de superação

Índice de Competitividade do Turismo Nacional avaliou infraestrutura, acesso, atrativos turísticos, aspectos culturais, ambientais e sociais de 65 destinos brasileiros
  • Publicado: Quarta, 15 de Dezembro de 2010, 13h21
  • Última atualização em Quarta, 15 de Dezembro de 2010, 14h08
  • Acessos: 465

Brasília (15/12) – São Paulo (SP) e Foz do Iguaçu (PR) obtiveram as melhores notas no Índice de Competitividade do Turismo Nacional – Relatório Brasil 2010. O estudo, realizado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), desde 2008, avaliou 13 critérios (ou dimensões) nos 65 destinos considerados indutores pelo Ministério do Turismo (MTur).

São Paulo (SP) levou a melhor nota entre as capitais em Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Monitoramento e Economia Local. Já Foz do Iguaçu (PR), destacou-se, entre as não-capitais, em Acesso, Serviços e Equipamentos Turísticos, Marketing e Promoção do Destino, Monitoramento e Capacidade Empresarial.

A capital Porto Velho e o município cearense de Jijoca de Jericoacoara foram os destinos que mais evoluíram quando comparados os estudos de 2009 e 2010.

Segundo a coordenadora-geral de Regionalização do MTur, Ana Clévia Guerreiro, o estudo é um importante instrumento de planejamento e gestão. “A ideia é que, a cada ano, ao terem conhecimento dos seus pontos fortes e fracos, os destinos possam se superar”, explica Guerreiro.

Entre as dimensões avaliadas pelo estudo estão: Infraestrutura Geral, Aspectos Ambientais, Aspectos Culturais, Atrativos Turísticos, Acesso, Economia Local, Aspectos Sociais, Capacidade Empresarial, Políticas Públicas, Cooperação Regional, Serviços e Equipamentos Turísticos, Marketing e Promoção do Destino e Monitoramento.

Relatório Brasil 2010 – O Índice de Competitividade do Turismo Nacional – Relatório Brasil 2010 mostra que o país está ficando cada vez mais competitivo como destino turístico. Segundo o estudo, neste ano, o Brasil atingiu a média geral de 56 pontos, em uma escala de 1 a 100, superando os 52 registrados em 2008.

Confira, abaixo, as capitais e não capitais que obtiveram as melhores notas dentro de cada dimensão avaliada.


Dimensões
Melhor nota
Capital
Não capital
Total Geral
São Paulo
Foz do Iguaçu
Infraestrutura
Florianópolis
Bento Gonçalves
Acesso
São Paulo
Foz do Iguaçu
Serviços e equipamentos turísticos
São Paulo
Foz do Iguaçu
Atrativos turísticos
Rio de Janeiro
Ouro Preto
Marketing e promoção do destino
Belo Horizonte
Foz do Iguaçu
Políticas públicas
Recife
Ilhabela
Cooperação regional
Goiânia
Maraú
Monitoramento
São Paulo
Foz do Iguaçu
Economia local
São Paulo
Bento Gonçalves
Capacidade empresarial
Rio de Janeiro
Foz do Iguaçu
Aspectos sociais
Curitiba
Ouro Preto
Aspectos ambientais
Curitiba
Angra dos Reis
Aspectos culturais
Salvador
Ouro Preto


Conheça o

Índice de Competitividade do Turismo Nacional – Relatório Brasil 2010

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página