Propriedades rurais: mercado potencial para o turismo
O turismo como instrumento de valorização dos produtos e atividades desenvolvidas no campo e, mais, como fator de geração de renda para mais de 4,3 milhões de famílias e 12 milhões de agricultores familiares existentes em todo o país. Os dados foram apresentados durante a palestra “Turismo em pequenas propriedades rurais”, realizada, nesta quinta-feira (27/05), no Núcleo de Conhecimento do 5° Salão do Turismo, no Parque Anhembi, em São Paulo (SP).
Segundo o diretor do Departamento de Geração de Renda e Agregação de Valor do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Arnoldo Campos, os agricultores familiares estão entre as maiores categorias de trabalhadores do país. “Segundo o IBGE, são os trabalhadores que mais geram emprego por área no país”, citou.
Durante a palestra, Campos destacou o apoio do governo ao desenvolvimento do turismo e diversificação das fontes de renda no meio rural. “O governo federal oferece uma variedade de políticas públicas de crédito e qualificação, entre outras, que, se bem aproveitadas pelos agricultores, podem impulsionar o desenvolvimento do turismo em áreas rurais”, concluiu.