Brasil participa das comemorações do bicentenário da Argentina
A comemoração do Bicentenário da Argentina contou com ações de promoção turística do Brasil. Por meio da parceria entre Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo), Embaixada do Brasil em Buenos Aires e Comitê Visite Brasil, foi montado um estande na Avenida 9 de Julio - principal e mais movimentada de Buenos Aires - que teve como tema as doze cidades-sede da Copa Mundo de 2014.
Entre os dias 21 e 25 de maio, o estande do Brasil promoveu ações para divulgar a cultura e fortalecer a imagem do país como destino turístico. No local, um espaço multimídia foi montado, no qual os visitantes tiveram a oportunidade de escolher uma das cidades-sede para conhecer e obter mais informações; em seguida, marcar pênaltis em um pequeno campo de futebol. Entre os visitantes, a presidente da Argentina, Cristina Fernández de Kirchner, que inaugurou, na sexta-feira (21), as festividades do Bicentenário e logo depois visitou o estande do Brasil. Também marcou presença no espaço o Embaixador do Brasil em Buenos Aires, Enio Cordeiro.
Ainda no primeiro dia de evento, em um palco montado para as comemorações do Bicentenário, o Brasil promoveu um show com o Clube do Choro. A apresentação mostrou aos argentinos e turistas internacionais presentes, um pouco da rica música brasileira. O repertório teve, desde "Festa na Taba" de Esmeraldino Salles e "Escovado" de Ernesto Nazaré até os imortalizados "Samba do Avião" de Tom Jobim, "Aquarela do Brasil" de Ary Barroso e "Brasileirinho" de Waldir Azevedo.
O executivo do Escritório Brasileiro de Turismo na América do Sul, João Carlos Vasconcellos, afirmou que a “estratégia desta ação é dar continuidade às ações promocionais e de divulgação do Brasil junto ao público final, aproveitando a ocasião que os argentinos saem às ruas para comemorar o bicentenário do país”.
Perfil do turista argentino
A Argentina é o principal país emissor de turistas ao Brasil. Em 2008, quando foi realizado o último levantamento pelo Ministério do Turismo/Infraero, mais de um milhão de turistas argentinos visitaram o Brasil (1.017.675). De acordo com o perfil da demanda turística internacional, a principal motivação da viagem do turista argentino ao Brasil em 2008 foi lazer, com 77,2%, e a permanência média no País nesse tipo de viagem foi de 11 dias. Os destinos mais visitados foram: Florianópolis, Foz do Iguaçu, Balneário Camboriú, Rio de Janeiro e Armação de Búzios.