Ministério do Turismo publica manuais de segmentação turística
Brasília, DF – O Ministério do Turismo (MTur) disponibilizou na internet dez cartilhas das experiências do projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos. Ela serve de base para as regiões com vocação para desenvolver o Ecoturismo, Turismo de Aventura, Negócios e Eventos, Rural, Estudos e Intercâmbio, Cinematográfico, Cultural, Sol e Praia, Pesca ou Aventura Especial. Clique aqui para acessar os manuais.
O material foi produzido pelo MTur, em parceria com o Instituto Casa Brasil de Cultura (ICBC). Juntas as entidades realizaram ações de estruturação em dez destinos turísticos do país: Santarém (PA), Lençóis/Chapada Diamantina (BA), Ribeirão Preto (SP), São João Del Rey (MG), Brasília (DF), Paraty (RJ), Jericoacoara (CE), Barcelos (AM) Socorro (SP) e em quatro municípios da Serra Geral, em Santa Catarina - Anitápolis, Rancho Queimado, Santa Rosa de Lima e Urubici.
A escolha dos segmentos foi baseada nas estratégias do Programa de Regionalização do Turismo, do MTur, e nas tendências dos mercados nacional e internacional. As ações, que levaram cerca de dois anos, tiveram resultados muito positivos. Os estudos de caso integram os manuais do projeto.
Em Jeri, por exemplo, a participação ativa dos empresários e da governança local proporcionou a qualificação de profissionais, produção de materiais promocionais, criação de uma agência de desenvolvimento (Adetur Jeri) e até um desfile na praia com peças artesanais criadas pelas artesãs locais.
De acordo com a coordenadora-geral de Segmentação, Sáskia Lima, as cartilhas reúnem o histórico do projeto em cada destino, boas práticas e metodologia aplicada. “Cada uma das publicações conta os principais desafios e conquistas dos destinos para seu posicionamento no mercado, explica”.
Para acessar obter mais informações sobre o projeto, acesse: www.destinosreferencia.com.br.
Destinos Refereência Segmentos Turísticos
O Projeto Destinos Referência em Segmentos Turísticos é uma iniciativa do MTur e ICBC, executado por entidades representativas dos destinos turísticos. O objetivo foi desenvolver a gestão do turismo local, procurando envolver de forma participativa toda a cadeia produtiva relacionada com o segmento. No total, o projeto envolveu, direta e indiretamente, mais de 600 pessoas e 77 instituições ligadas ao setor.