Vantagens do Cadastur em dez volumes
Para estreitar o relacionamento com os prestadores cadastrados, o MTur lançou, nesta semana, durante reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT), a cartilha Cadastur e o Meu Negócio. Segundo a coordenadora-geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach, o objetivo é fornecer ao cadastrado informação direcionada sobre a sua atividade e as oportunidades de negócios que o cadastro possibilita.
“Fazer parte do Cadastur significa dar mais visibilidade para o empreendimento. O cadastro também ajuda prestadores a gerir seu negócio de forma mais eficiente”, explica Rockenbach. A coordenadora-geral cita, entre outros benefícios: credibilidade, oportunidades de qualificação, acesso a linhas de financiamento, informações e apoio online, participação em campanhas e eventos promovidos pelo MTur.
As informações são divididas em dez volumes temáticos e são direcionadas a 17 tipos de atividades. Os prestadores de serviços turísticos cadastrados no Cadastur receberão o volume relativo ao seu segmento.
Ambiente de Negócios - Além de dados sobre o sistema de cadastro do MTur e suas vantagens, a cartilha orienta os empreendedores a aproveitarem a ferramenta Ambiente de Negócios Online – área restrita com informações customizadas por região e tipo de atividade, disponível no site do Cadastur (www.cadastur.turismo.gov.br).
Com login e senha em mãos, o prestador conhece as estatísticas de acesso do público externo ao sistema, a sua localidade e ao seu cadastro, bem como pesquisas e relatórios do Cadastur – número de cadastrados por atividade e região, por exemplo.
Além disso, o ambiente restrito aos prestadores traz lista de programas do MTur e linhas de crédito disponíveis aos prestadores, itens da legislação, calendário de eventos, dicas de relacionamento com o cliente e os deveres do cadastrado. A cartilha apresenta, ainda, o passo-a-passo para atualização e renovação do cadastro, que tem validade de dois anos.
O Cadastur – O cadastro junto ao MTur é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, guias de turismo e acampamentos turísticos.
Por outro lado, para restaurantes, cafeterias e bares, centro de convenções, parques aquáticos e de diversão, casas de espetáculos, estruturas de apoio ao Turismo Náutico, prestadoras de serviços de infraestrutura para eventos, bacharéis de turismo e locadoras de veículos para turistas, o cadastro é opcional.