Experiências que funcionam
Durante seminário, em Minas, serão apresentados projetos de Turismo de Base Comunitária, que conciliam desenvolvimento com participação das populações locais
Brasília- O Instituto Cultural Inhotim, em parceria com o Ministério do Turismo e o Sebrae, promove de 22 a 23 de outubro, em Brumadinho (MG), o II Seminário Regional de Turismo de Base Comunitária – TBC e Economia Criativa: o envolvimento comunitário. O objetivo do evento é apresentar resultados e novos projetos de promoção da atividade turística com a participação das comunidades locais.
Nesta segunda edição do seminário serão apresentados os resultados do projeto Fortalecimento da Rede de Produção Comunitária para o Turismo em Brumadinho, que envolve a participação de artesãos e representantes do setor alimentício. A ideia é qualificar a produção comunitária para inserção dos seus produtos e serviços no mercado turístico local. Parte dos produtos, ofertados pela comunidade, é exposta no Instituto Inhotim, que recebe cerca de 150 mil visitantes por ano.
O público conhecerá também o projeto Fortalecimento e valorização da rede de produção comunitária do turismo nos municípios de Brumadinho, Bonfim, Rio Manso e Moeda, com início previsto para 2011. Trata-se de uma iniciativa com foco na formação de uma rede de Turismo de Base Comunitária (TBC), articulando empresários locais, poder público, atores sociais formadores de opinião e associações comunitárias.
A estratégia do projeto é estabelecer uma parceria com o principal equipamento turístico da região, o Instituto Cultural Inhotim, para fomentar uma ação de desenvolvimento regional, diversificando a oferta turística, com qualidade, gerando emprego e renda.
Representam o MTur no evento: a diretora do Departamento de Qualificação e Certificação e de Produtos Associados ao Turismo, Regina Cavalcante; a coordenadora-geral de Projetos de Estruturação do Turismo em Áreas Priorizadas, Kátia Silva; e o gerente de projetos, Rodrigo Ramiro.
registrado em:
Últimas notícias