Porto Alegre defende proposta para o Prodetur
A proposta de Porto Alegre (RS) para obtenção de recursos do Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) foi defendida na quarta-feira (24/03) em Brasília. O projeto, apresentado ao Grupo Técnico da Comissão de Financiamentos Externos (GTec/Cofiex) do governo federal, prevê investimentos de US$ 73 milhões na capital gaúcha.
O município pleiteia recursos da Corporação Andina de Fomento (CAF), agente financeiro do programa junto com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Do valor global da proposta, 50% são relativos ao financiamento internacional e o restante à contrapartida do município, que será assumida pelo Ministério do Turismo.
A defesa do projeto junto ao GTec é um dos primeiros passos para inclusão de estados e municípios no programa do MTur. O seguinte é a aprovação da carta-consulta pela Cofiex. Depois, começam as tratativas com os agentes financeiros do programa, que realizam visitas técnicas aos proponentes.
A proposta de Porto Alegre trata de investimentos em infraestrutura, serviços básicos e gestão ambiental. Outros projetos contemplados são de qualificação de produtos turísticos, de ações de marketing e comercialização e de fortalecimento institucional. O Prodetur tem hoje US$ 1,5 milhão em propostas de 16 estados e municípios aprovadas pela Cofiex e em fase de negociações com as instituições financeiras.