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Foco nos segmentos

Debate sobre segmentação de produtos turísticos foi uma das atividades no Seminário em Políticas Públicas, promovido pelo MTur
  • Publicado: Sexta, 10 de Dezembro de 2010, 06h24
  • Última atualização em Sexta, 10 de Dezembro de 2010, 07h12
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Brasília (10/12) – Uma das estratégias do Ministério do Turismo (MTur) para a estruturação de roteiros e produtos turísticos é a segmentação – que agrega destinos que têm oferta turística semelhante. Para mostrar experiências distintas acerca do tema, foi realizada na manhã de ontem (9) uma mesa de debates, durante o seminário Inovações em Políticas Públicas de Turismo: Avanços e Desafios, que aconteceu em Brasília.

Foram convidados três palestrantes de localidades e projetos diferentes, que expuseram os desafios enfrentados na implementação de cada um. Uma das palestrantes foi Vanessa Almeida, que representa uma das empresas participantes do programa Aventura Segura, em Lençóis (BA). O município é um destino referência em Turismo de Aventura, e segundo Vanessa, foi muito beneficiado com o programa. A palestrante falou sobre a importância do segmento como uma alternativa de diversificação da oferta, diminuição da sazonalidade e geração de empregos na região.

Isaac Batista, representante de uma empresa em João Pessoa (PB) que participa do Roteiro Integrado Civilização do Açúcar (PB, PE e AL), falou sobre os desafios da roteirização turística, além da visão e do papel da iniciativa privada no processo de formação de redes de cooperação. “A cooperação e o associativismo são fundamentais para a boa execução de um roteiro como esse, que está inserido em um território de 490km de extensão”, disse Batista. O roteiro faz parte do Projeto Rede de Cooperação Técnica para Roteirização, fomentado pelo MTur.

O projeto Tour da Experiência foi representado pelo empresário Nazareno Alves, de Belém (PA), que falou sobre os avanços e desafios do processo de inovação de produtos da economia da experiência. “No início, os participantes tiveram receio de serem inovadores. Mas com o amadurecimento dos participantes, percebemos que a mudança era necessária para agregar mais valores aos produtos turísticos”, disse ele.
 

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