Região amazônica receberá Observatório de Turismo
A região amazônica, com uma grande variedade em sua fauna e flora, possui um dos mais ricos patrimônios naturais do planeta. Além disso, é um importante destino sustentável e de ecoturismo. Para valorizar os aspectos da região, os ministérios do Turismo (MTur) e do Meio Ambiente (MMA), a Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e a Embratur firmarão um Acordo de Cooperação Técnica para a implantação do Observatório Regional de Turismo na Amazônia (ORTA). O acordo foi tema de uma reunião hoje (20), em Brasília.
O observatório promoverá a pesquisa, sistematização, geração e disseminação de informações e conhecimentos sobre a região amazônica. Será realizado através de um trabalho multi-institucional, monitorando o turismo na região, propondo articulações que beneficiarão o turismo sustentável.
Esse observatório contemplará informações e estudos dos países integrantes da OTCA: Brasil, Bolívia, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. As instituições envolvidas criarão um plano de ação que norteará as ações desenvolvidas durante o projeto.
Segundo a representante da coordenação de Turismo da OTCA, Karola Tippmann, o projeto ajudará a desenvolver de forma qualitativa o turismo na região amazônica: ”A importância desse acordo é o fortalecimento das cooperações, de modo estratégico, visando o fortalecimento e a implantação dos produtos e serviços turísticos na região.”
Ricardo Moesch, diretor de Articulação, Estruturação e Ordenamento do MTur, explica que o acordo beneficiará o intercâmbio de informações: “Uma sistematização de estudos e um inventário de pesquisas sobre o turismo na região amazônica será importante para que possamos unir as informações já existentes aos novos estudos que vem sendo feitos. O aspecto inovador desse trabalho é incluir todos os países amazônicos em um trabalho de observação, estudos e pesquisas”, disse ele.