Pra não perder o bonde da história
Santos, SP (26/11) – O resgate e a preservação de edificações, saberes e equipamentos urbanos são fatores de forte apelo turístico. Ao promover uma viagem no tempo a bordo de bondes que percorrem o Centro Histórico de Santos, em pleno processo de revitalização, a Secretaria de Turismo do município confirmou essa tese para os participantes do II Fórum Nacional das Cidades Históricas e Turísticas.
A volta do bonde aos trilhos é apenas uma faceta do processo de recuperação do centro antigo e da zona portuária que o município mostrou no evento, promovido pelo Ministério do Turismo. “A gente sonha, mas as coisas só acontecem se houver empenho e vontade política para realizá-las”, diz a secretária de Turismo de Santos, Wânia Seixas. Segundo ela, o sucesso que a cidade tem alcançado deve-se, sobretudo, à união entre iniciativa pública e privada.
O relato do arquiteto da Prefeitura de Santos Ney Caldatto Barbosa sobre o trabalho de restauração do Teatro Guarany, onde foi realizado o Fórum, emocionou a platéia. Uma ruína resgatada à condição de importante referência histórica. Processo semelhante ocorre em todo o Centro Histórico, que abriga 40 bens tombados e 1,8 mil imóveis de interesse cultural. Uma experiência compartilhada com gestores públicos que participam do Fórum, que termina neste sábado (27).