Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > MTur apresenta experiência de acessibilidade na África
Início do conteúdo da página

MTur apresenta experiência de acessibilidade na África

Projeto de aventura especial e adaptação de equipamentos turísticos para pessoas portadoras de deficiência estão entre as prioridades do governo
  • Publicado: Sábado, 13 de Março de 2010, 06h24
  • Última atualização em Sábado, 13 de Março de 2010, 06h16
  • Acessos: 677

O Ministério do Turismo (MTur) apresentou, em Maputo, capital de Moçambique, a experiência brasileira em acessibilidade para o turismo. Foi no Seminário Regional de Acessibilidade e Meio Ambiente, realizado no início deste mês com a participação de mais de 20 países de língua portuguesa.

“O Ministério desenvolve uma série de projetos voltados para a inclusão das pessoas com deficiência no turismo. Já temos casos de sucesso que podemos mostrar ao mundo, como o de Aventura Especial na cidade de Socorro, em São Paulo”, conta o diretor do Departamento de Estruturação e Ordenamento Turístico, Ricardo Moesch, que representou o MTur no evento.

Socorro (SP) é um dos destinos turísticos que fazem parte do projeto 10 Destinos Referência em Segmentos Turísticos do MTur. O projeto de adaptação de meios de hospedagem, restaurantes e atrativos turísticos da cidade para pessoas com deficiência também foi apresentado na África.

“Em 2009, houve um aumento de 20% nas operações de Turismo de Aventura em Socorro, com relação a 2008”, afirma o diretor do Conselho de Turismo do município, José Fernandes Franco, confirmando o sucesso do projeto. A cidade chamou atenção também dos organizadores da Copa de 2014 e das Olimpíadas 2016, eventos que exigem cumprimento de normas de acessibilidade nas instalações esportivas.

O MTur distribuiu para os participantes do evento as quatro cartilhas que compõem a coleção “Turismo Acessível”. Cada volume é dedicado a um tema: “Introdução a uma Viagem de Inclusão”; “Mapeamento e Planejamento – Acessibilidade em Destinos Turísticos”; “Bem Atender no Turismo Acessível” e “Bem Atender no Turismo de Aventura Adaptada”. Foi um sucesso!
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página