Encanto da Bahia
A soteropolitana Negra Jhô encanta quem passa pelo estande da Bahia no 4° Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, em São Paulo. Dona de simpatia e sorriso que conquistam qualquer um, a baiana enfeita o público do evento com as famosas trancinhas baianas: os Terêrês.
Maria Curvo, 25 anos, moradora de Cárceres (MT), enfrentou a grande fila que se forma entorno da baiana para levar uma lembrança do Salão do Turismo para casa. “Quero mostrar o que a baiana tem. E, hoje, descobri: simpatia como ninguém”, brinca Curvo, que visita o evento pela primeira vez.
Negra Jhô trabalha com penteados afros em Salvador (BA). Quando questionada sobre quantos Terêrês fez neste domingo (05/07) a baiana bem humorada brinca. “Rapaz o povo quer me matar. Estou aqui desde as 10h, já fiz uns 170 Terêrês. Nem almocei, minha comida está aqui no tabuleiro até agora”, declara com sorriso do rosto.
A arte de fazer trancinhas parece fácil nas mãos da baiana que, em minutos, enfeita o público do Salão. “É massa o valor e respeito que as pessoas têm pela nossa Bahia, nossa cultura”, declara.
A paulistana Jéssica Ferreira, 14 anos, ficou 2h30 na fila aguardando sua vez chegar. “Eu achei interessante e quis fazer”, afirma. A jovem visita o Salão por meio do projeto do MTur Escola Vai ao Salão que levou mais de mil estudantes para visitar o evento.