Investidores visitam região dos Lagos do São Francisco
Uma extensa área de vocação turística, com impacto em municípios de Alagoas, da Bahia, de Pernambuco e Sergipe, recebe atenção do Ministério do Turismo (MTur). De 1 a 3 de outubro, a região dos Lagos do São Francisco, formados com a construção das hidrelétricas de Paulo Afonso, Itaparica e Xingó, recebeu uma força tarefa para discutir o potencial, a ampliação da oferta turística e as políticas para atração de novos investimentos para o local.
“Há uma perspectiva de aumento de demanda turística nessa região devido a uma série de fatores, tais como os programas de incentivo à interiorização do turismo no Nordeste e a realização da Copa do Mundo de 2014”, observa a diretor do Departamento de Financiamento do MTur, Hermano Carvalho. Diante dessa expectativa, investidores, empresários do turismo e representantes do Banco do Nordeste também foram convidados para a visita à região.
A programação, que termina neste sábado (3), incluiu visitas técnicas a Paulo Afonso (BA) e a empreendimentos turísticos no Lago de Xingó, um dos principais pontos turísticos de Sergipe com seus cânions que margeiam o Rio São Francisco.
No dia 2, foi realizado, em Jatobá (PE), o I Encontro de Turismo Regional, no qual foram detalhadas algumas ações do MTur para a região. Temas como Apoio Financeiro para Projetos Turisticos; Potencial de Investimento Turístico da Região dos Lagos e a Visão do Investidor fizeram parte da pauta. O evento contou também com a participação da Associação para o Desenvolvimento Imobiliário e Turístico do Nordeste (ADIT), da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) e a Companhia do Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), além do Instituto de Desenvolvimento Científico e Tecnológico de Xingó.