Passaporte Verde em ação no Green Move Festival de Brasília
Brasília (DF) - O Ministério do Turismo, em parceria com o Instituto Brasília Ambiental (Ibram), vai distribuir dois mil “Passaportes Verdes” durante o encerramento do festival Green Move, no próximo domingo (4), em Brasília.
Trazendo o conceito “Turismo sustentável por um planeta vivo”, o Passaporte Verde faz parte da campanha coordenada pelo MTur e o Ministério do Meio Ambiente, em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Além de fornecer dicas de viagens, a campanha busca estimular a reflexão sobre a sustentabilidade, mostrando que atitudes simples, como o consumo responsável e o uso racional dos recursos naturais, favorecem a proteção dos destinos turísticos.
O Green Move faz parte do projeto “Tempo de Plantar”, organizado pelo governo do Distrito Federal. O projeto teve início no último dia 28 e tem por objetivo plantar 1,5 milhão de mudas de árvores em todo o DF, com a participação de cidadãos e entidades públicas e privadas. Faz parte do calendário festivo de Brasília como período de mobilização da sociedade para a preservação do cerrado.
Além de arborizar regiões administrativas e reflorestar parques, áreas degradadas e de preservação permanente, o evento conta ainda com extensa programação, que inclui passeio ciclístico, torneio de pipa, oficinas e estandes de tecnologias, ações e projetos sustentáveis, coleta seletiva dos resíduos do evento e apresentações musicais.