Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Prodetur oferece 3.730 vagas para cursos em turismo no Rio Grande do Norte
Início do conteúdo da página

Prodetur oferece 3.730 vagas para cursos em turismo no Rio Grande do Norte

Programa capacitará profissionais do Pólo Costa das Dunas em cursos na área de turismo como os de línguas
  • Publicado: Terça, 21 de Julho de 2009, 09h51
  • Última atualização em Terça, 21 de Julho de 2009, 10h51
  • Acessos: 1093

O Ministério do Turismo (MTur), por meio do Programa de Qualificação Profissional e Empresarial, ligado ao Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), capacitará 3.730 profissionais ligados ao turismo dos municípios de Ceará Mirim, Extremoz, Maxaranguape, Nísia Floresta, Tibau do Sul e Touros, localizados no Pólo Costa das Dunas, no Rio Grande do Norte.

As aulas começaram na segunda-feira (20/07) e contam com investimentos de R$ 2,54 milhões do Prodetur Nordeste II. Entre os cursos oferecidos estão os que formarão garçons, barmen, administradores de hotel, recepcionistas de hotel, cozinheiros, recreadores, confeiteiros, organizadores de eventos, orientadores turísticos e artesãos. Há curso de português e de línguas como inglês, espanhol e italiano. Também estão sendo dadas aulas de informática, qualidade no atendimento, relações humanas e manipulação segura de alimentos.

O foco do programa são os profissionais que atuam na área de turismo e de hospitalidade. Se houver disponibilidade de vagas, essas serão destinadas a pessoas desempregadas em busca de oportunidade de trabalho na área ou a jovens a partir de 16 anos em situação de risco e exclusão social.

Em março deste ano, a novidade oferecida na região foi o curso de qualificação empresarial. Quinhentos e sessenta e um empresários e gestores participam de cursos, na modalidade qualificação básica (que inclui inglês, espanhol, italiano, informática e artesanato), e gestão empresarial: empreendedorismo, gestão de qualidade, finanças e planos de negócios. O programa de qualificação empresarial conta com investimentos de R$ 782 mil do Prodetur Nordeste II.

Segundo o diretor do Departamento de Programas Regionais de Desenvolvimento do Turismo do MTur, Edimar Silva, o programa de qualificação busca direcionar esforços para capacitar os empresários, trabalhadores do setor e a população dos pólos integrantes do Prodetur. “Nosso objetivo é atingir um maior nível de eficiência na prestação dos serviços turísticos e contribuir para o aumento da competitividade dos destinos e consolidação do setor de forma sustentável.”

Programa de Qualificação Profissional e Empresarial do Prodetur

O programa de qualificação foi desenhado em duas fases. Na fase de preparação, os estados, por meio de consultoria técnica, realizam uma pesquisa diagnóstica para obter dados sobre oferta e demanda de qualificação na região. Com base nos resultados, é proposta a ação de capacitação.
Na fase de execução, o estado contrata uma empresa para implementação do programa.

No Rio Grande do Norte, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) é o responsável pelo planejamento, elaboração e execução dos cursos.

registrado em:
Fim do conteúdo da página