Brasil reforça presença no mercado italiano
Com a meta de promover e expandir a comercialização dos destinos brasileiros em mercados onde já atua, o Ministério do Turismo, por meio da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) realizou o 11º Roadshow do Brasil na Itália, nos dias 25, 26 e 27 de outubro, percorrendo as cidades de Pescara, Latina e Salerno.
Ao todo, 140 agentes de viagens interessados em conhecer mais sobre o Brasil participaram dos encontros, cujo formato favoreceu o fechamento de negócios, e ainda propiciou o aumento do número de agências italianas com mais informações sobre o Brasil.
“Este roadshow é uma grande oportunidade para apresentar novos destinos brasileiros às agências de viagens das regiões percorridas, levar informações detalhadas, além de motivá-las a vender o país”, destacou a executiva Liane Galina, executiva do Escritório Brasileiro de Turismo na Itália (EBT).
A Embratur conseguiu apresentar também a diversidade do Brasil, com destaque para destinos brasileiros ainda pouco conhecidos nesse mercado e, principalmente, despertar o interesse pelos segmentos de Ecoturismo e Aventura, Cultura e Esporte, pois, atualmente, os destinos mais visados pelos italianos no Brasil são de Sol e Praia.
O Plano Aquarela 2020 - Marketing Turístico Internacional - classifica a Itália como um mercado “azul”. Os países desta categoria são aqueles que, pelo seu volume emissivo de turistas atual ou sua importância para o turismo mundial, devem ser considerados de alta prioridade. Segundo o Anuário Estatístico do Ministério do Turismo, em 2009, 254 mil italianos visitaram o país, classificando a Itália como o terceiro mais importante emissor de turistas para o Brasil.
MAIS AÇÕES DE PROMOÇÃO
Em paralelo ao roadshow na Itália, a Embratur realizou, entre 25 e 27 de outubro, o 2º Roadshow Brasil/Argentina em Pequim e Xangai, na China. Já na Cidades do Texas, o Brasil foi divulgado como destino turístico pela executiva do EBT na Costa Oeste dos Estados Unidos, Vilma Varga, durante o roadshow Travel Trade, que acontece até esta quinta-feira, dia 28.
O Instituto Brasileiro de Turismo também marcou presença em roadshows de operadoras que divulgam o Brasil como destino turístico nas cidades de Alicante e Santander, na Espanha, e em evento promovido pela Associação “VBRATA –Visit Brasil Travel”, em Londres.
Os roadshows, que são realizados durante todo o ano, são destinados aos profissionais de turismo, com a distribuição de material técnico sobre o Brasil, seus produtos e destinos, além de apresentações sobre os segmentos turísticos que o país tem a oferecer para o mercado internacional.
O intuito é atrair ainda mais visitantes estrangeiros que se apresentam relevantes não somente pelo número de turistas vindos ao Brasil, mas pelas divisas deixadas por eles no país.