Rede Nacional de Turismo Rural tem três novos cadastros por dia
Um espaço de troca de informações, relacionamento, parcerias e negócios. Esse é o objetivo da Rede Nacional de Turismo Rural, um fórum virtual de debates destinado a agricultores familiares, empreendedores, agentes de viagem, operadores de turismo, gestores públicos, membros do terceiro setor, donos de hotéis-fazenda, pousadas rurais, e demais interessados no segmento Rural. Há apenas dois meses em funcionamento, a rede já conta com 184 membros. A cada dia, em média, três novos cadastros são realizados.
A página é uma das comunidades do Portal da Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) e funciona como uma rede social, onde o usuário cria o seu perfil e pode participar de chats na sala de reuniões on-line ou de web conferências. Também é possível incluir documentos, vídeos, notícias e outras informações relacionadas. Além disso, os participantes podem comentar temas em destaque no fórum de debates e consultar o calendário de eventos ou o material disponível na Biblioteca Virtual.
Cinthia Azevedo é integrante ativa da rede. Turismóloga no município de Cariacica (ES), cidade com cerca de 60% de área rural, ela conta que faz questão de divulgar o espaço, que considera essencial para a estruturação do segmento. “Logo de início me apaixonei pela quantidade de temas da comunidade e material da biblioteca. Espero encontrar gestores, artesãos, agricultores, comunidade tradicional e etc. Precisamos alavancar o Turismo Rural brasileiro, dando qualidade de vida ao homem do campo, gerando riquezas com sustentabilidade”, afirmou.
O cadastro na Rede Nacional de Turismo Rural – ferramenta criada pelo Ministério do Turismo (MTur) e o MDA - é fácil e gratuito, basta ter uma conta de e-mail para a criação do login. Feito isso, o usuário está pronto para navegar na rede. Se você ainda não faz parte, clique aqui.
TURISTAS DO CAMPO - A coordenadora geral de Segmentação do MTur, Sáskia Lima, destaca que o nicho rural é um mercado de grande potencial. Ela lembra que, de acordo com a pesquisa “Hábitos de Consumo do Turismo Brasileiro”, divulgada este ano pelo MTur, mais de 40% dos entrevistados afirmaram que associam turismo com descanso e tranqüilidade. Além disso, o campo foi citado como o segundo destino preferido nas viagens pelo Brasil: “São milhares de turistas interessados em vivenciar e experimentar os valores da natureza, pessoas que buscam uma reaproximação com as coisas da terra. Ou seja, são clientes que não compram simplesmente uma hospedagem, mas uma experiência diferente e autêntica”.
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