Ministro recebe título de Cidadão Carioca
Rio de Janeiro (23/06) - O ministro do Turismo, Luiz Barretto, recebeu o título de Cidadão Carioca em cerimônia realizada na manhã desta terça-feira (23/06), no Pão de Açúcar.
Em seu discurso, o ministro estendeu a homenagem. “É um prazer imenso receber esse título que tem meu nome, mas que também é de todos que trabalharam nesse desenvolvimento que acompanhamos no setor turístico nos últimos anos”, afirmou Barretto, citando como parceiros o governos estaduais e municipais, o setor privado, os poderes legislativos e o presidente da República pela sensibilidade em criar o Ministério do Turismo em 2003.
O Rio vive um momento muito especial de renovação. A Copa de 2014 e as grandes chances receber as Olimpíadas exigirão ainda mais ações em parceria, como investimentos em estruturação e qualificação profissional. “Estamos trabalhando unidos, com foco, isso vai representar um salto de qualidade para o turista e para a população”, frisou o ministro.
Barretto também ressaltou as qualidades da capital fluminense. O Rio de Janeiro de extrema importância para o turismo brasileiro. Mais de 30% dos turistas que chegam ao Brasil passam pelo estado, que além da beleza tem no patrimônio histórico e cultural uma grande riqueza.
Segundo a secretária estadual de Turismo, Esporte e Lazer, Marcia Lins, o ministro merece o reconhecimento por ter possibilitado que grandes projetos de turísticos do estado e da capital tenham saído do papel.
Após a homenagem, que reuniu as principais autoridades do turismo fluminense, o ministro inaugurou a Linha 2 dos Bondinhos, que faz o trecho entre o Morro da Urca e o Pão de Açúcar. A linha ganhou dois novos veículos, que contam com vidro fumê (escurecido) e novo sistema de ventilação, e todo o sistema de funcionamento também fio modernizado.
Segundo o ministro do Turismo, Luiz Barretto, o novo sistema traz mais segurança para os visitantes do Pão de Açúcar. “Não é só um novo bondinho, mas todo um novo sistema digital. Vai dar mais segurança a um dos principais pontos do turismo no Rio de Janeiro, um grande cone nosso. Isso mostra que o bondinho compatível com o avanço tecnológico no mundo”, afirmou.
O bondinho do Pão de Açúcar foi instalado em 1912. Desde então, cerca de 37 milhões de pessoas j foram transportadas por ele. Diariamente, em média, 2.500 pessoas visitam aquele ponto turístico.