Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Para mudar de vida
Início do conteúdo da página

Para mudar de vida

Projeto voltado para o turismo qualifica 1.360 pessoas no Recife
  • Publicado: Sexta, 08 de Outubro de 2010, 10h34
  • Última atualização em Sexta, 08 de Outubro de 2010, 11h23
  • Acessos: 668

Renata Alves, 21 anos, figurava entre os beneficiados do Bolsa Família há seis anos. Moradora da periferia de Recife, ela conheceu o Próximo Passo por meio de uma amiga. Enxergou nele uma oportunidade de se qualificar e conquistar uma vaga no mercado de trabalho.  No mesmo dia se matriculou. O plano deu certo. Logo após a formatura no curso de recepcionista, ela foi contratada. Agora, com o salário que ganha, pretende pagar uma faculdade de Educação Física e tornar-se professora.

“Só tenho a agradecer a oportunidade que o Próximo Passo me ofereceu. Lá eu tive aula com profissionais maravilhosos que interagiam muito com a turma. Por causa do curso eu consegui meu primeiro emprego”, afirma Renata, uma das 1.360 pessoas qualificadas em Pernambuco.

O projeto é desenvolvido pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), com o apoio do Ministério do Turismo. O MTur ajuda a criar um elo entre as empresas do setor produtivo e os alunos formados. “Trabalhamos para criar uma ponte entre as empresas e os alunos formados. Tratamos do assunto no Conselho Nacional do Turismo (CNT) em 22 de Setembro em Brasília”, explicou e a diretora do Departamento de Qualificação e Certificação e de Produção Associada ao Turismo (DCPAT) do Ministério do Turismo, Regina Cavalcante. Representantes do setor produtivo receberam folders com os contatos dos executores dos cursos para facilitar a comunicação com os alunos.

O Próximo Passo é voltado para jovens em situação de risco e mulheres chefes de família com dificuldades de inserção no mercado de trabalho. Ele funciona desde 2008. Em Recife, os cursos foram estruturados para atender a demanda do mercado turístico.  Todo o projeto é pensado para abrir oportunidades para os beneficiários do Bolsa Família encontrarem a porta de saída do programa assistencial por meio da inserção no mercado de trabalho.

As aulas em Recife foram ministradas na sede do Instituto Latino Americano de Tecnologia em Educação e Ciências (ILATEC), na periferia da capital pernambucana. Os cursos oferecidos foram de atendente de agência de viagem, auxiliar operacional de eventos, auxiliar de cozinha, barmen, camareira, garçom, mensageiro, porteiro, padeiro, confeiteiro e recepcionista.
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página