Concurso da CGU: dupla premiação para o MTur

Autor:Glauber Queiroz. Ascom/Mtur
MTur é reconhecido por ações inovadoras de controle interno e promoção da transparência

Autor:Glauber Queiroz. Ascom/MTur
MTur é reconhecido por ações inovadoras de controle interno e promoção da transparência
No dia Internacional Contra a Corrupção, o Ministério do Turismo recebeu, da Controladoria-Geral da União, reconhecimento por ações inovadoras de controle interno e promoção da transparência. A Pasta foi premiada no I Concurso de Boas Práticas da CGU pela criação e implantação dos sistemas de Acompanhamento dos Contratos de Repasse (SIACOR) e de Demandas Externas (SDE) do MTur. Ao todo 47 projetos de 17 ministérios se inscreveram na disputa.
O ministro do Turismo, Gastão Vieira, que participou da cerimônia de premiação na manhã desta segunda-feira (09), em Brasília (DF), garantiu que a conquista é fruto de um esforço coletivo para aprimorar a gestão do ministério. “Transformar o Turismo em referência de gestão pública, com a chancela da CGU, é um reconhecimento que gostaria de dividir com todos os colaboradores da pasta”, afirmou o ministro.
Vieira falou da história recente da pasta e da importância do aprimoramento das rotinas de controle interno e transparência: “Quando assumi o Ministério do Turismo, logo após a prisão de servidores da pasta por suposto envolvimento em esquema de corrupção, percebi que a inovação da gestão seria a única alternativa para sairmos daquela situação difícil. É nos momentos de crise que surgem as melhores oportunidades”, afirmou.
Além do Ministério do Turismo, também receberam troféus os ministérios do Planejamento, Orçamento e Gestão; Integração Nacional; Educação (FNDE) e Comunicações (Central de Suprimento dos Correios). O I Concurso de Boas Práticas de Controle e Transparência da CGU foi instituído pela Portaria 1.276/2013.
Clique aqui e ouça declaração do ministro Gastão Vieira sobre o empenho do MTur para aperfeiçoar mecanismos de controle.
SIACOR e SDE: conheça
O Sistema de Acompanhamento de Contratos de Repasse permite a qualquer cidadão o monitoramento online de obras de infraestrutura apoiadas com recursos da pasta. Pelo site repasse.turismo.gov.br qualquer internauta pode acompanhar os valores liberados pelo ministério e checar o nível de execução de cada obra – atrasada, adiantada ou paralisada. O acesso é detalhado por estado e município.
O Sistema de Controle das Demandas Externas direciona eletronicamente as solicitações de órgãos de controle externo às áreas específicas do Ministério do Turismo. Ele facilita o relacionamento entre o MTur e órgãos de controle, como o Ministério Público Federal, Controladoria Geral da União (CGU), Tribunal de Contas da União e Polícia Federal. A ferramenta também monitora o prazo das demandas, emite alertas periódicos aos gestores e, com isso, facilita a entrega dos documentos nas datas estipuladas.
Clique aqui para ouvir declaração do ministro-chefe da CGU, Jorge Hage, sobre o bom desempenho do MTur quanto à garantia de transparência.
Leia mais:
CGU: Ministério do Turismo é referência
Assessoria de Comunicação Social - Ascom
Telefone: (61) 2023-7055
e-mail: imprensa@turismo.gov.br