Para atrair turistas paraguaios
O Brasil e suas diversidades estão sendo divulgados durante a Feira Internacional de Turismo do Paraguai, que começa hoje (5) e vai até amanhã, em Assunção, capital e maior cidade paraguaia. O espaço da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) no evento é 40m² e tem como co-expositores destinos como Paraná, Mato Grosso do Sul e Santa Catarina, além das companhias aéreas Gol e TAM.
O evento se tornou uma ferramenta para promoção de bens e serviços internacionais ligados ao turismo, contribuindo para as empresas que buscam obter um bom posicionamento no mercado. A participação é uma oportunidade de realização de negócios entre compradores e vendedores de nível nacional e internacional, bem como de atualização, tanto para profissionais quanto para o público, sobre os avanços e as novas tendências do mercado nos diversos segmentos que abrangem o turismo. Estão presentes na feira empresários e profissionais do Mercosul, que dentro do setor de turismo e viagens, buscam por novos negócios.
Na abertura, que aconteceu nesta manhã, o presidente da Associação Paraguaia de Agências de Viagens e Turismo, Maria Angélica de Hollanda, deu as boas-vindas aos presentes. Na sequência, o prefeito de Assunção, Hugo Piccinini, proferiu breves palavras de saudações, e finalmente, a ministra da Secretaria Nacional de Turismo, Liz Cramer, se dirigiu aos presentes, agradecendo o apoio dado ao evento. “A cada edição, a Feira Internacional de Turismo do Paraguai se consolida como a mais importante do segmento turístico local”, disse a ministra.
Para o executivo do Escritório Brasileiro de Turismo na América do Sul, João Carlos Vasconcellos, a participação do Brasil no evento é estratégica. “A proximidade geográfica e a facilidade de acesso ao Brasil fazem com que o Paraguai seja um mercado importante para a promoção turística dos nossos destinos. A participação brasileira nesta feira pretende estimular os turistas paraguaios a viajarem mais para o País”, explicou João Carlos.
Entre as autoridades que já visitaram o espaço do Brasil no evento, estão o embaixador do Brasil no Paraguai, Eduardo dos Santos, e o chefe do Setor de Promoção Comercial e Turismo da Embaixada, o secretário Cristiano Berbert.
Perfil do turista – Segundo o Anuário Estatístico, estudo realizado pelo Ministério do Turismo, mais de 180 mil turistas paraguaios visitaram o Brasil em 2009. A maioria deles motivados pelo lazer, permanecendo, em média, nove dias no país. O estudo demonstrou também que quase 100% dos entrevistados têm a intenção de retornar ao Brasil.