Estudo mapeará resultados do Prodetur
Em 2010, um estudo encomendado pelo Ministério do Turismo (MTur) à Fundação Getúlio Vargas (FGV) fará um levantamento dos resultados e impactos de desenvolvimento alcançados no Brasil pelo Programa Nacional de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur). A metodologia que será utilizada na pesquisa foi apresentada na última terça-feira (01), em Brasília, durante o V Encontro do Prodetur Nacional.
O objetivo é elaborar metas e definir grupos de indicadores para subsidiar o acompanhamento do programa. O levantamento dos indicadores possibilitará a avaliação do desenvolvimento da atividade turística nos 43 pólos distribuídos nos 433 municípios alcançados pelo Prodetur.
De acordo com o professor da FGV, Luiz Gustavo Medeiros Barbosa, um dos responsáveis pelo projeto, o estudo também representará a unificação das metodologias utilizadas por estados e municípios na apresentação de resultados e prestação de contas ao final da aplicação dos recursos, que são exigências do programa.
“Além disso, queremos responder algumas perguntas, como se, após todo o investimento, houve crescimento no número de turistas, na taxa de ocupação hoteleira, no gasto médio e no tempo de permanência”, explica.
PRAZOS
Ainda segundo o professor Barbosa, a validação da metodologia ocorrerá este mês e em janeiro de 2010 serão realizados os pilotos. A expectativa é que os primeiros resultados sejam apresentados em oito meses.