Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Feriado de 12 de outubro deve movimentar mais de 713 mil viajantes pelo país
Início do conteúdo da página
RETOMADA

Feriado de 12 de outubro deve movimentar mais de 713 mil viajantes pelo país

Os aeroportos de Brasília e o Santos Dumont, no Rio de Janeiro, serão um dos mais movimentados no período

  • Publicado: Sexta, 09 de Outubro de 2020, 16h06
  • Última atualização em Sexta, 09 de Outubro de 2020, 16h06
  • Acessos: 1253

Por Victor Maciel

09.10.2020_Foto_Movimentação_Aeroporto.jpg

Realização de check-in pela internet é uma das recomendações dos órgãos de controle. Crédito: Arquivo/MTur

Mais de 713 mil pessoas devem passar pelos principais aeroportos do país entre esta sexta-feira (09.10) e a próxima segunda-feira (12.10), feriado nacional de Nossa Senhora Aparecida. O número é de um levantamento realizado pelo Ministério do Turismo junto às administradoras dos terminais aeroportuários brasileiros. Os Aeroportos Internacionais de Brasília e o Santos Dumont (RJ) serão um dos mais movimentados do país, recebendo cerca de 129 mil e 75 mil passageiros durante esses dias, respectivamente. O de Guarulhos espera um movimento 20% maior do que o registrado normalmente.

Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, a expectativa é de que este feriado tenha maior movimentação do que o de 7 de setembro e que seja mais um bom passo para a retomada do setor. “Estes números crescentes mostram a intenção dos brasileiros de desbravar os destinos nacionais e a confiança nos protocolos de segurança sanitária propostos pelo MTur, retornando às atividades turísticas com responsabilidade e com todos os cuidados sanitários para a prevenção da covid”, disse.

Entre os principais destinos buscados, a capital paulista está entre os preferidos dos viajantes, além do Rio de Janeiro (RJ), Recife (PE) e Fortaleza (CE). Recentemente, uma pesquisa realizada pelo aplicativo de trânsito e navegação colaborativa Waze apontou que a São Paulo (SP), a capital fluminense e a do Ceará, figuraram entre as cidades com maior fluxo de navegação de passageiros. Além disso, o estudo apontou, também, a preferência dos brasileiros pelos destinos próximos de casa.

Em maio, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a de Aviação Civil (ANAC) implementaram medidas às empresas aéreas e aeroportos. Além do permanente uso de máscaras por passageiros e funcionários, do distanciamento de dois metros entre pessoas e da higienização de terminais e aeronaves, são indicadas a utilização de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) por trabalhadores, conforme a situação; o incentivo a campanhas de comunicação e a divulgação de avisos sonoros, entre outras ações.

SELO TURISMO RESPONSÁVEL - Lançado em junho, o selo “Turismo Responsável - Limpo e Seguro”, disponibilizado pelo Ministério do Turismo, busca auxiliar a retomada de atividades do setor seguindo requisitos de biossegurança. (Acesse aqui) O órgão publicou protocolos sanitários recomendados a 15 segmentos que integram o Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur), além de um conjunto de orientações a visitantes. Atualmente, o certificado já foi emitido por mais de 22,7 mil estabelecimentos turísticos do país.

Edição: Lívia Nascimento

agencia noticiais MTUR.jpeg

Fim do conteúdo da página