Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > MTur trabalha na criação de programa nacional de Turismo Gastronômico
Início do conteúdo da página
ABAV COLLAB

MTur trabalha na criação de programa nacional de Turismo Gastronômico

Anúncio foi feito durante mesa-redonda virtual promovida pela Pasta na Abav Collab

  • Publicado: Quarta, 30 de Setembro de 2020, 16h38
  • Última atualização em Quinta, 01 de Outubro de 2020, 11h00
  • Acessos: 856

Por Vanessa Castro

turismo_gastronomico_abav.jpg

MTur e especialistas conversaram sobre o desenvolvimento do turismo gastronômico durante ABAV Collab. Crédito: Divulgação

O Ministério do Turismo anunciou que vem trabalhando na criação de um programa nacional para a valorização e o desenvolvimento do turismo através da gastronomia. A declaração foi feita nesta quarta-feira (30.09), durante mesa-redonda virtual promovida pela ABAV Collab sobre o tema. Ainda durante o encontro, especialistas da área conversaram sobre estratégias para impulsionar o segmento e o desenvolvimento sustentável do setor.

O debate foi mediado pela diretora de Inteligência Mercadológica e Competitiva do Turismo do Ministério do Turismo, Nicole Facuri, e foram convidados para compor a mesa a doutora em desenvolvimento sustentável, mestre em Turismo e professora de gastronomia, Ana Paula Jacques, e o mestre em preservação do patrimônio cultural, diretor do Departamento do Patrimônio Imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Hermano Fabrício.

Representando o Ministério do Turismo, Nicole Facuri, destacou que, além da promoção e qualificação, é necessária uma série de estratégias estruturantes para impulsionar este segmento que se relaciona com outras áreas do turismo.

“O turismo gastronômico tem relação direta com o turismo de base comunitária e pode ser um vetor de fomento e fortalecimento desse turismo, principalmente pensando em desenvolvimento local e regional. A matéria prima da cultura e da gastronomia podem trazer uma infinidade de produtos de experiência e fomentar o turismo criativo, um segmento muito promissor no Brasil, um terreno fértil e ainda pouco explorado”, ressaltou Facuri.

O diretor Departamento do Patrimônio Imaterial do Iphan, Hermano Fabrício, lembrou que este ano é celebrado os 20 anos da política do patrimônio imaterial, e um grande apelo da construção dessa política veio da gastronomia. “Os alimentos evocam, simbolizam e representam. Quando se come um acarajé ou um queijo produzido em Minas Gerais, você está consumindo história e cultura. A busca pelo reconhecimento dessas práticas culturais é uma estratégia que as comunidades têm para o fortalecimento da sua identidade e da sua memória”, explicou.

Acarajé.jpg

O acarajé, um dos Patrimônios Imateriais do Brasil, faz parte da identidade turística, cultural e gastronômica baiana. Crédito: Márcio Filho/MTur 

Hermano esclareceu, ainda, que os princípios do Patrimônio Imaterial são focados em ações de preservação, não dos objetos e produtos, mas sim dos processos produtivos e dos sujeitos que praticam essa cultura, preservando e assegurando a continuidade histórica daquela prática sem tirá-la de seu contexto e de sua realidade. Segundo ele, a política de patrimônio é transversal e integrada, e a aproximação com o turismo é uma estratégica de desenvolvimento sustentável das comunidades.

Em sua fala, Ana Jacques destacou que nas últimas décadas a gastronomia teve um salto significativo, onde restaurantes e experiências culinárias passaram a ser atrações turísticas e, muitas vezes, o principal motivador das viagens. Para ela, o aumento da notoriedade do segmento ocorreu, em boa parte, pelo aumento do investimento em qualificação, promoção e na valorização da produção agrícola e dos ecossistemas locais. Medidas deste tipo, segundo Jaques, levaram países como Peru, México, França e Espanha a serem reconhecidos internacionalmente por suas riquezas culinárias.

“A gastronomia é uma ferramenta de valorização da nossa cultura, dos nossos biomas, e 20% da biodiversidade do planeta está no Brasil. Para fortalecer esse conceito, o MTur, as secretarias estaduais e municipais de Turismo, o meio acadêmico e o setor privado precisam ter momentos como este, promovido pela Pasta, para discutirmos a gastronomia como indutora para o desenvolvimento sustentável e para a promoção e atratividade do país”, destacou.

Edição: Victor Maciel

WhatsApp Image 2020-09-02 at 15.22.56.jpeg

Fim do conteúdo da página