Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Conheça os 10 finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo
Início do conteúdo da página
DESAFIO DE INOVAÇÃO

Conheça os 10 finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo

Vencedor da competição, organizada por MTur e Wakalua, será conhecido em 29 de setembro, durante a Abav Collab

  • Publicado: Sexta, 18 de Setembro de 2020, 10h35
  • Última atualização em Sexta, 18 de Setembro de 2020, 13h53
  • Acessos: 2591

Por Rafael Brais

WhatsApp Image 2020-09-17 at 18.23.31.jpeg

O Ministério do Turismo e o Wakalua Innovation Hub - primeiro polo global de inovação em turismo - anunciaram nesta sexta-feira (18.09) as 10 startups finalistas do 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo, realizado com a colaboração da Organização Mundial do Turismo (OMT). São elas: b2bhotel (PR); Eion Veículos Elétricos (PR); Gear Ventures (SP); iFriend (RJ); Sentimonitor (RS); Sisterwave (DF); Smart Tour/ Smart Tracking (SC); Tripbike (SP); Vivakey – Techospitality (SP); Worldpackers (SP). Ao todo, 790 projetos de 24 estados e do Distrito Federal se inscreveram.

O grande vencedor será conhecido na final online que será realizada no dia 29 de setembro, das 15h às 17h30, durante a Abav Collab, feira virtual da Associação Brasileira de Agências de Viagem. O júri será formado por mais de 20 personalidades do turismo e do ecossistema de inovação - representantes de empresas, governo, incubadoras, aceleradoras e academia. Os 10 finalistas seguem na disputa do prêmio final da competição: uma viagem a Madri (Espanha), com programa de formação oferecido pelo Wakalua Innovation Hub, durante a FITUR 2021, a maior feira de turismo do mundo.

Todas as finalistas já garantiram a classificação para as semifinais da UNWTO SDGs Global Startup Competition, a copa do mundo do setor, e poderão apresentar seus projetos a líderes do turismo durante a final da competição, na Abav Collab. Além disso, asseguram visibilidade nacional e internacional por meio dos canais do Wakalua e do MTur e recebem acesso aos programas e conexão com a rede de contatos do Wakalua.

WhatsApp Image 2020-09-18 at 10.39.16.jpeg

O 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo reúne iniciativas com potencial de fazer frente às necessidades de curto prazo do setor no cenário pós-pandemia de Covid-19 ou que aprimorem serviços já existentes no ramo. Projetos de 13 startups receberam menções honrosas: Binamik Tecnologia (SC) - Digitalização de agências; Broder (PR) - Inclusão Social; Canteiro (CE) - Sustentabilidade; ClickBus (SP) - Transporte rodoviário; Convenix (SC) - Turismo social; Diaspora.Black (SP) - Turismo segmentado; Exper (BA) - Bares e Restaurantes / Região Nordeste; Flapper (MG) - Transporte aéreo; Paytour (RN) - Digitalização turismo receptivo; Precificatur (RR) - Early Stage / Região Norte; Segunda Casa (RJ) - Inovação hoteleira; TripNeed (SC) - Economia Circular; Voll (MG) - Viagens corporativas.

O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, elogiou a mobilização de startups de todo o Brasil para contribuir para a retomada do Turismo. “As soluções tecnológicas serão essenciais para ajudar o setor na retomada no pós-pandemia”, disse. “O Desafio favorece a criação de uma cultura de inovação, que terá papel crucial na recuperação de atividades turísticas e na geração de emprego e renda no ramo”, concluiu.

DESAFIO SP - O Desafio SP, uma categoria da competição nacional, também anunciou os finalistas. O torneio, oferecido pela Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a Fundação Instituto de Administração (FIA), anunciou os seis finalistas do prêmio especial: três ganhadoras nas subcategorias meios de hospedagem, bares e restaurantes e receptivo turístico recebem uma ajuda de custo de R$ 5.000 para implementar seus projetos. Além disso, a melhor startup também viaja a Madri para a FITUR e o programa de treinamento. As finalistas são: Canteiro (CE); Exper (BA); Fast-In (SP); Higi-N (MG); Mymento (SP); Sentimotor (RS).

Edição: André Martins

WhatsApp Image 2020-09-02 at 15.22.56.jpeg

registrado em:
Assunto(s): turismo , inovação
Fim do conteúdo da página