Embratur completa 43 anos divulgando o Brasil internacionalmente
Em 18 de novembro de 1966 era criada a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo). Responsável por cuidar de todas as políticas do turismo brasileiro, sua história se confunde com a trajetória de desenvolvimento do setor no Brasil. Esta história ganhou um novo capítulo em 2003, com a criação de um ministério exclusivo para o turismo. Essa decisão espelha a importância que a atividade turística ganhou nos últimos anos no país - e no mundo - e a prioridade como política pública do governo, reconhecida como uma importante ferramenta de desenvolvimento econômico, distribuição de renda e geração de emprego.
Nesta nova etapa, a Embratur passou a cuidar exclusivamente da promoção, do marketing e apoio à comercialização dos destinos, serviços e produtos turísticos brasileiros para o mercado internacional.
"O trabalho de promoção do Brasil tem ganhado visibilidade, profissionalismo e garantido resultados importantes para o país. Chegamos até aqui, alcançamos resultados e ampliamos nossos horizontes com um trabalho dedicado das equipes da Embratur, do MTur e com a parceria consolidada com os líderes do setor público e privado do turismo brasileiro. E este ano, nossa comemoração tem um sentido especial, pela grande oportunidade de consolidar o país como destino turístico global, com a enorme projeção que teremos com a Copa e as Olimpíadas. Tenho certeza que os próximos anos serão de mais conquistas ainda", afirma Jeanine Pires, presidente do Instituto.