Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Vitória (ES): Cidade Sol celebra 469 anos com diversos atrativos turísticos
Início do conteúdo da página
COMEMORAÇÃO

Vitória (ES): Cidade Sol celebra 469 anos com diversos atrativos turísticos

Com praias, centro histórico e uma culinária que encanta quem visita, a capital capixaba tem se tornado um destino turístico em ascensão

  • Publicado: Terça, 08 de Setembro de 2020, 10h40
  • Última atualização em Terça, 08 de Setembro de 2020, 10h54
  • Acessos: 1127

Por Victor Maciel

08.09.2020_ANIVERSÁRIO_VITÓRIA.jpg

Praia do Canto, em Vitória (ES). Crédito: Vitor Jubini/MTur

Dona de um dos centros históricos mais antigos do país e formada por um arquipélago de 33 ilhas, Vitória, capital do Espírito Santo, comemora, nesta terça-feira (08.09), 469 anos. A “Cidade Sol”, como é conhecida, esbanja belezas naturais, cultura, gastronomia e história ímpares, além de um povo acolhedor, o que a tem tornado um destino turístico nacional em ascensão. Entre os atrativos, a localidade se destaca pelos vários parques urbanos, trilhas com mirantes e monumentos naturais, entre eles, o Penedo de Vitória, a Pedra da Cebola e a Pedra dos Olhos.

Mas quem pensa que Vitória se resume a esses pontos turísticos está enganado. Quem for à cidade não pode deixar de provar a culinária local, liderada pela deliciosa Moqueca Capixaba e que está presente no cardápio da maioria dos restaurantes da capital. Diferente das demais moquecas do país, o prato tem em sua receita o urucum, que dá cor ao alimento, e o azeite de oliva. Outra distinção é a preparação na panela de barro, feita pelas artesãs do bairro da capital, Goiabeiras Velha. Elas moldam, queimam e tingem o recipiente com cascas tiradas diretamente de manguezais.

08.09.2020_ANIVERSÁRIO_VITÓRIA_2.jpg

Artesãs de Goiabeiras preparam as panelas de barro típicas do estado. Crédito: Vitor Jubini/MTur 

Após se deliciar com os quitutes capixabas, os turistas não podem deixar de passar no Centro Histórico da cidade. A capital possui um dos mais antigos do país, ao lado de São Paulo (SP) e Ouro Preto (MG), e conta com igrejas, museus, teatros e escadarias que detalham a cultura vitoriense. O Theatro Carlos Gomes, por exemplo, é um dos mais visitados pelos turistas. Seu projeto arquitetônico foi baseado em uma mistura de estilos em que predomina o neoclassicismo. Em 1983, o local foi tombado pelo Conselho Estadual de Cultura.

Os turistas podem conhecer, ainda, o Convento de São Francisco, considerado por muitos historiadores a segunda construção franciscana mais antiga do Brasil, e a Igreja Nossa Senhora do Monte Carmo, que teve sua fachada tombada em 1984, também, pelo Conselho Estadual de Cultura. O Centro Histórico ainda guarda a Catedral Metropolitana de Vitória, as Igrejas de São Gonçalo e do Rosário e o Convento do Carmo. A capital ainda oferta ao turista as famosas escadarias, que dão acesso a cidade alta e as igrejas.

Agora, para quem quiser pegar um sol em Vitória (ES), opções não faltam. A Praia de Camburi é a maior da capital e uma das mais visitadas. É lá que acontecem os principais eventos esportivos, como torneios nacionais e mundiais de vôlei de praia, futebol de areia, campeonatos de vela, entre outros. Os turistas ainda podem visitar o píer de Iemanjá, um dos principais pontos turísticos da região. Quem for adepto dos esportes aquáticos, a praia Curva da Jurema é uma boa opção. E ainda tem a Praia das Castanheiras, que possui pequenas piscinas naturais, além do mar aberto.

Edição: Lívia Nascimento

WhatsApp Image 2020-09-02 at 15.22.56.jpeg

registrado em:
Fim do conteúdo da página