Inscrições para Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo terminam nesta quarta-feira (02)
Mais de 700 empresas já se inscreveram. Os 10 primeiros colocados participarão da 3ª edição da competição global de startups da OMT
Por Victor Maciel
Desafio busca ideias inovadora para a retomada do setor no país
É hoje, 2 de setembro, o fim do período de inscrição para o 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo. A iniciativa, lançada em julho, já recebeu mais de 700 projetos de startups que contemplam as necessidades de curto prazo do setor no contexto pós-pandemia ou que aprimoram os serviços já existentes no ramo. Os 10 mais bem colocados se classificam para a semifinal da 3ª edição da competição global de startups da Organização Mundial do Turismo (OMT), além de disputar duas viagens à Espanha, onde participam de um treinamento e acompanham a FITUR, maior evento mundial do gênero.
Clique aqui para inscrições
“Se você tem uma ideia inovadora para o nosso setor e ainda não fez sua inscrição, venha participar desta importante competição. Neste momento de retomada, toda ideia inovadora que atenda o nosso setor é bem-vinda. Conto com a participação de cada um para juntos colocarmos o Turismo no seu devido lugar, gerando emprego e renda para a nossa população”, destacou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.
O 1º Desafio Brasileiro de Inovação em Turismo é uma ação inédita do Ministério do Turismo em parceria com o Wakalua Innovation Hub - primeiro polo global de inovação em turismo -, com a colaboração da Organização Mundial do Turismo (OMT). A competição, realizada de forma totalmente online, tem duas categorias: “Reativar o Turismo”, com foco em soluções imediatas, e “Construir o Turismo do Futuro”, voltada a ações de efeito prolongado.
Os projetos podem ter relação com qualquer ponto do segmento turístico, como visitantes, empresas, setor público e comunidades. Mais detalhes sobre o evento final da competição vão ser divulgados por meio do site startups.turismo.gov.br, cabendo a avaliação dos projetos a líderes do turismo e da inovação no país.
Além da disputa entre as startups, a ideia é que seja implantado no país um hub do Wakalua. Com isso, a expectativa é que o número de empresas deste segmento aumente no Brasil. Atualmente, de acordo com mapeamento realizado a partir da colaboração com o Wakalua, existem 101 startups de turismo no Brasil, que respondem por 2.950 empregos e um investimento total de US$ 278 milhões.
PREMIAÇÃO – Recentemente, o estado de São Paulo anunciou a realização de um braço da competição nacional, o Desafio SP. Os participantes podem concorrer a três ajudas de custo, no valor de R$ 5.000, para a implementação de soluções propostas na categoria, uma premiação especial oferecida em parceria com a Secretaria de Turismo do Estado de São Paulo e a Fundação Instituto de Administração (FIA).
Edição: Rafael Brais