Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Unidos pelo fim da exploração de crianças e adolescentes
Início do conteúdo da página

Unidos pelo fim da exploração de crianças e adolescentes

Entidades ligadas ao turismo vão apoiar ações de prevenção desenvolvidas pelo programa Turismo Sustentável e Infância (TSI) para a Copa
  • Publicado: Terça, 24 de Agosto de 2010, 23h56
  • Última atualização em Quarta, 25 de Agosto de 2010, 12h50
  • Acessos: 449

Brasília (25/08/2010) – Nesta terça-feira (24), entidades ligadas ao turismo se comprometeram em apoiar as ações do Ministério do Turismo (MTur) para a prevenção dos casos de exploração sexual de crianças e adolescentes no setor. Entre elas, as confederações nacionais de Conventions e Visitors Bureaux (CBC&VB), do Comércio (CNC), dos Municípios (CNM) e dos Trabalhadores em Turismo e Hospitalidade (Contratuh).

O anúncio ocorreu em Brasília, durante a reunião da Câmara Temática de Turismo Sustentável e Infância, que integra o Conselho Nacional de Turismo (CNT). Segundo a coordenadora técnica da câmara, Elisabeth Bahia, do MTur, as entidades receberão materiais de divulgação impressos e online a respeito do tema. Além disso, elas terão as logomarcas incluídas nas ações de prevenção voltadas para a Copa de 2014.

“Essa é uma das prioridades do Governo Federal. Mas é muito importante que toda a cadeia produtiva se comprometa com a defesa dos direitos da criança e do adolescente. Precisamos do apoio dos atores do setor”, destacou a coordenadora, que dirige o programa Turismo Sustentável e Infância (TSI).

Resultados 
Durante a reunião, foram apresentados os resultados da primeira fase do Projeto de Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, que é executado em parceria com a Universidade de Brasília (UnB). Mais de 160 multiplicadores receberam qualificação por meio do projeto. O número superou as expectativas.

De acordo com a coordenadora do projeto, Elisângela Machado, do Centro de Excelência em Turismo (CET/UnB), outro resultado importante é que todos os estados e o Distrito Federal elaboraram planos de ação regionais. “Já temos 27 planos em mãos. O que faremos agora é monitorá-los e oferecer suporte para que eles se concretizem”, explicou.

Cada estado receberá até R$ 120 mil para colocar os planos de ação em prática. Pernambuco já saiu na frente. O projeto do estado foi o primeiro a ser inserido no Portal de Convênios do Governo Federal (Siconv). Os outros estados terão até o dia 30 de setembro para fazer o mesmo.

A reunião da Câmara Temática também contou com a participação de representantes do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), Agência Nacional dos Direitos da Infância (Andi), Infraero, Instituto Marca Brasil (IMB), Embratur, Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), da Associação Nacional dos Coletivos de Empresários e Empreendedores Afro-brasileiros (Anceabra), Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS), Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (Abla) e da Secretaria Especial dos Direitos Humanos (SEDH).
 

registrado em:
Fim do conteúdo da página