Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Amazonastur realiza ação de incentivo à formalização no Cadastur
Início do conteúdo da página
CADASTUR

Amazonastur realiza ação de incentivo à formalização no Cadastur

Número de prestadores de serviços turísticos no Amazonas cadastrados no sistema aumentou 24% no primeiro semestre

  • Publicado: Quarta, 19 de Agosto de 2020, 13h17
  • Última atualização em Quarta, 19 de Agosto de 2020, 13h24
  • Acessos: 946

Por Vanessa Castro, com informações do Amazonastur

Amazonastur.jpg

Agentes realizam ação de sensibilização de prestadores de serviços turísticos no Amazonas. Crédito: Amazonastur

A Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur) deu continuidade, no último domingo (19.08), às ações de reordenamento e orientação aos guias de turismo, transportadora turística e agentes de viagens para verificar as condições dos veículos de turismo e a legalidade dos cadastros no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos do Ministério do Turismo). A ação ocorreu no posto de fiscalização localizado na interligação das rodovias AM-010 e BR-174.

A atuação também tinha como objetivo verificar a aplicação das medidas de segurança e de prevenção contra o coronavírus, como a redução em 50% da capacidade dos veículos, o uso de máscaras e disponibilização de álcool a bordo.

A Amazonastur incentiva o trade a se vincular ao Cadastur e realiza uma série de medidas para divulgar a importância do sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor de turismo. O número de prestadores de serviços cadastrados no estado do Amazonas aumentou mais de 24% no primeiro semestre deste ano, e a presidente da Empresa Estadual, Roselene Medeiros, associa os bons resultados às contínuas ações de sensibilização.

“Quando um turista procura algum serviço que não é credenciado, nós, como órgão vinculado e delegado do Ministério do Turismo aqui no Amazonas, não temos como auxiliá-lo. Se acontece algum problema com alguma empresa cadastrada, temos como cobrar e dar uma resposta a esse turista que teve qualquer tipo de problema”, explicou Medeiros.

O secretário nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo, William França, responsável pela coordenação do Cadastur no Ministério do Turismo, destacou que este é um momento crucial em que a segurança dos turistas deve ser prioridade e reforçou a importância, não só da formalização dos serviços, mas também em aderir ao selo Turismo Responsável.

“O turismo está retomando suas atividades após um período de incertezas e é nosso papel cuidar para que os turistas retomem a confiança e se sintam seguros. Por isso, é fundamental que os prestadores atuem de forma legal e se adequem aos protocolos de prevenção”, ressaltou.

SELO TURISMO RESPONSÁVEL - Para auxiliar os empreendimentos sobre as medidas recomendadas para a reabertura, o Ministério do Turismo publicou os protocolos sanitários recomendados para 15 segmentos turísticos que fazem parte do Cadastur, além de um conjunto de orientações também para os turistas. Já são quase 18 mil selos emitidos em todo o Brasil. Clique aqui para saber mais.

Edição: Rafael Brais

registrado em:
Assunto(s): Cadastur , Amazonastur
Fim do conteúdo da página