Turismo em alta
Os grandes resultados vividos pelo turismo nacional nos últimos anos comprovam: já está longe o período em que o país era lembrado apenas por suas alegres praias e seu verão chamativo. Nesta segunda-feira (27), comemorando o Dia Mundial do Turismo, o Brasil abraça uma atividade que ganha uma importância cada vez maior na economia nacional, se consolidando para a geração de empregos e divisas e para a redução das desigualdades sociais.
A confiança recebida dos próprios brasileiros e também de turistas estrangeiros é demonstrada por números. No último mês de agosto, a movimentação de passageiros em voos nacionais cresceu 30% em comparação ao mesmo mês de 2009. Foram 6 milhões de desembarques, o que coloca o acumulado de janeiro a agosto deste ano com 43,3 milhões de desembarques: um recorde da séria histórica.
A entrada de passageiros vindos do exterior também segue em alta. No último mês, 722 mil passageiros vieram ao país para aproveitar sol e praia, turismo de aventura, de negócios, religioso e tantos outros. O dado inclui a entrada de residentes e não-residentes no Brasil. Em relação a agosto do ano passado, houve crescimento de 32%. Os oito primeiros meses do ano já superam a marca de 5 milhões de desembarques internacionais: mais um recorde.
O bom momento da atividade e o Dia Mundial do Turismo lançam os holofotes sobre duas das maiores atrações de nosso território, que estão participando da votação das novas Sete Maravilhas da Natureza. A Amazônia e as Cataratas do Iguaçu concorrem com outras 26 candidatas de todo o mundo.
A votação está em sua última fase e as vencedoras devem ser nomeadas após uma estimativa de 1 bilhão de votos. O Brasil divide com os países vizinhos a indicação da Amazônia e das Cataratas do Iguaçu. Elas estão na parte de cima do ranking: a tabela indica quais estão entre as 14 mais bem colocadas.
A declaração oficial das Novas 7 Maravilhas da Natureza será anunciada em 11 de novembro de 2011. Ainda há tempo para votar: