Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Economia da Experiência apresenta viagens inesquecíveis na ABAV 2009
Início do conteúdo da página

Economia da Experiência apresenta viagens inesquecíveis na ABAV 2009

Projeto mostrará experiências turísticas originais de cada destino onde está sendo implantado
  • Publicado: Segunda, 19 de Outubro de 2009, 03h43
  • Última atualização em Segunda, 19 de Outubro de 2009, 15h37
  • Acessos: 978

Fazer uma viagem inesquecível e original é o sonho de todo turista. Esse sonho, agora, está ao alcance de quem visitar os cinco destinos brasileiros do projeto Economia da Experiência. Petrópolis (RJ), Belém (PA), Costa do Descobrimento (BA), Região da Uva e Vinho – Serra Gaúcha (RS) e Bonito (MS) já oferecem experiências memoráveis que serão apresentadas no estande do projeto na ABAV 2009. O evento também marcará o lançamento oficial do Tour da Experiência, a marca criada especialmente para designar os produtos e serviços do projeto. O Economia da Experiência é uma parceria entre o Ministério do Turismo (MTur) e o Sebrae Nacional, com gestão do Instituto Marca Brasil, os Sebraes estaduais e SHRBS Região Uva e Vinho.

Conhecer cidades cheias de atrativos turísticos e vivenciar uma experiência mais original é o que propõe o projeto. Para o presidente do IMB, José Zuquim, o objetivo do projeto atende ao que os turistas procuram atualmente. “Pesquisas realizadas recentemente revelaram que o turista hoje quer interagir com o destino que visita; ele quer experimentar e desbravar a região. O turismo contemplativo está em queda”, explica.

Por conta disso, as cidades que participam do projeto prepararam experiências turísticas memoráveis que já estão sendo comercializadas. Quem for a Petrópolis, por exemplo, poderá visitar a Fazenda da Samambaia e apreciar a saborosa cozinha mineira que os tropeiros do caminho do ouro apreciavam durante a parada obrigatória para troca de cavalos no local. Já em Belém, o aroma das mangas, do cupuaçu e das ervas do mercado Ver-o-Peso é um convite ao paladar. E visitar Bonito não significa só entrar em contato com a natureza exuberante do local. Lá, pode-se conhecer as meninas do grupo de artesanato Bonito Feito a Mão e com elas ouvir histórias de vida e aprender a bordar.

Na Costa do Descobrimento, é emocionante vivenciar a cultura local por meio dos jogos de capoeira, descobrindo a boa gastronomia baseada nos temperos trazidos pelos portugueses, africanos e nativos e experimentar os costumes dos Índios Pataxós na Reserva da Jaqueira. E na Região Uva e Vinho experimentar a tradição temperada com sabores únicos, vivências com a colheita da uva, degustação às cegas, cardápios harmonizados, sempre acompanhando a alegria e a hospitalidade típicas da Serra Gaúcha, são um brinde à natureza e à tradição.

“Essas iniciativas mostram como os empreendedores e a própria comunidade se apropriaram do conceito do Economia da Experiência que está essencialmente ligado à valorização da cultura, dos produtos locais, do artesanato, da história de cada destino, enfim de tudo que é único e que remete ao que é original e próprio do local”, explica Daniela Bitencourt, diretora do IMB.

Na web

O Economia da Experiência conta com um blog atualizado regularmente e que já tem 50 seguidores. Muitas notícias sobre o projeto e as inovações que estão surgindo nos empreendimentos são publicadas, além de fotos e notícias que dizem respeito ao conceito do EE. Para visitar o blog, basta clicar aqui.

Roteiros

Petrópolis - Sonhar faz parte da nossa história

Sonho Imperial: Os encantos da nossa história
O roteiro faz com que o turista embarque na história dos imperadores, príncipes e princesas que habitaram a Cidade Imperial. Bosques e vales, cheiros e sabores, a música e o som dos pássaros fazem parte do cenário. Visitas ao Museu Imperial, Caminho Real e a participação no ensaio do coral Meninas Cantoras de Petrópolis são algumas das atrações que serão vivenciadas.

Desbravadores: Emoção e Sabor na Serra Imperial
Um convite para desafiar os sentidos dos visitantes de Petrópolis é a proposta desta rota que inclui visita a Trilha do Imperador, Cavalgada na Lua Cheia, Observação de estrelas e astros no Observatório Imperial e degustação de diversos tipos de pratos. Uma aventura repleta de emoção.

Bonito – Mergulhe nessa emoção

Personalidades e Sabores de Bonito
Bonito é o encontro com a natureza plena aliado a experiências únicas não só por ter as águas mais transparentes do mundo em seus rios, cachoeiras e grutas, mas, por colocar as pessoas frente a frente com a magia da vida. O roteiro proporciona visita a Estância Mimosa Ecoturismo onde o visitante será recebido com biscoitos e bolos típicos de fazenda em uma cozinha com fogão a lenha. Um ambiente delicioso por si só. A caminhada pela mata conduzirá o visitante até as margens do Rio Mimoso de águas transparentes e pontos de banho incríveis como a mágica cachoeira do Sinhozinho. Poderá saborear pratos feitos a base de mandioca no Oca Bar, um sanduiche de jacaré no Vício da gula ou até uma deliciosa traíra sem espinho no restaurante Casa do João. Também é possível conhecer as meninas do grupo de artesanato Bonito Feito a Mão e com elas ouvir histórias de vida e aprender a bordar. Um momento especial e único de interação e amizade.

Roteiro de Inspiração e Expiração
Nesta rota, você relaxará em uma suíte temática, onde poderá se sentir em um lugar encantado pela natureza, ou em um quarto de fazenda, como um típico pantaneiro no Marruá Hotel, além de inspirar-se com as lendas locais e a influência dos índios kadiwéu na cultura bonitense no Wetiga Hotel. Irá se surpreender com um passeio pela fábrica de cachaça Taboa, um produto local, e aprender como a cidade produz o artesanato com produtos recicláveis.


Belém - Crenças, Cheiros e Sabores

Belém, bonita por natureza
Nesta rota, o turista poderá explorar algumas belezas naturais de Belém como a Ilha de Mosqueiro que é banhada pela baía de Marajó e suas praias que recebem influência das marés, por isso possuem ondas. Outra experiência memorável é observar a arquitetura seiscentista dos casarões seculares do bairro da Cidade Velha, berço da capital e onde encontra-se o Complexo Feliz Lusitânia que inclui o Forte do Presépio, Museu do Encontro, Casa das Onze Janelas, Igreja de Santo Alexandre, Museu de Arte Sacra, Catedral da Sé e Estação das Docas e o Espaço São José Liberto, onde as jóias amazônicas são lapidadas e expostas para abrilhantar ainda mais a sua chegada.

Belém de todos os sentidos
O despertar dos sentidos pelas ruas de Belém é um misto de descoberta e raro prazer. O cheiro das mangas, do cupuaçu e das ervas do Ver-O-Peso, o gosto do açaí batido na hora e consumido in natura, o verde dos túneis de mangueiras ou das luzes da cidade, a textura do tururi ou do miriti e os ritmos amazônicos fazem da cidade um encanto e uma agradável surpresa, despertando os sentidos e enriquecendo o prazer de conhecer a capital paraense. A história e a cultura paraense estão imersas nas águas que banham a cidade, cravada no meio da Amazônia onde o rio banha as verdes matas e, a floresta, em sua exuberância e fragilidade, se torna gigante ao guardar séculos de história, de preservação e de vida ribeirinha.


Costa do Descobrimento - A cada chegada, uma nova descoberta
Viagem pelo tempo

Neste roteiro, o visitante poderá fazer parte do cenário em que o Brasil foi descoberto, passeando pelo centro histórico, contemplando monumentos do século XVI a XVIII, visitando a réplica em tamanho real da Nau de Cabral, entre outras atrações.

Novas Descobertas
Inserir o turista na cultura local fazendo-o se emocionar com os jogos de capoeira, descobrindo a boa gastronomia baseada nos temperos trazidos pelos portugueses, africanos e nativos e experimentando os costumes dos Índios Pataxós na Reserva da Jaqueira, além de poder desfrutar das praias de águas mornas e transparentes, emolduradas por falésias e coqueirais são as experiências proporcionadas nesta rota.

Região da Uva e Vinho – Serra Gaúcha - Um brinde à natureza e à tradição
A regiao da Uva e Vinho, na Serra Gaúcha, é um lugar de sabores únicos, aromas incomparáveis e maravilhosas paisagens. Tudo isso repleto de hospitalidade e costumes típicos da imigraçao italiana. Uma visita a localidade é um convite para colher uvas, degustar vinhos e espumantes, participar da poda nos parreirais, das cantorias, e passear por roteiros históricos cheios de alegria e tradição. Nesta rota, cenários naturais em perfeita harmonia com a arquitetura da região, combinando o progresso, a história e a natureza em uma única e inesquecível paisagem esperam pelos turistas. As visitas às vinícolas, os restaurantes temáticos, as casas antigas, o artesanato e os roteiros carregados de história são destaques que permanecerão para sempre em sua memória.

registrado em:
Fim do conteúdo da página