Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Fórum debaterá os impactos da pandemia no turismo religioso
Início do conteúdo da página
TURISMO RELIGIOSO

Fórum debaterá os impactos da pandemia no turismo religioso

Segmento movimenta 17,7 milhões de viagens e é um dos principais do país

  • Publicado: Terça, 23 de Junho de 2020, 11h13
  • Última atualização em Terça, 23 de Junho de 2020, 15h24
  • Acessos: 2814

Por Victor Maciel

230620 - Tur Religioso.jpg

Fórum Nacional de Turismo Religioso vai debater o futuro do segmento no país. Crédito: Marco Ankosqui/MTur

Os impactos da pandemia do novo coronavírus no Turismo Religioso será o tema da 4ª edição do Fórum Nacional do segmento, que começa na próxima quarta-feira (24.06). Neste ano, o evento será transmitido no facebook e youtube do Fórum e contará com a participação de membros da academia, jornalistas e empresários desse setor que é um dos principais do país. De acordo com o Departamento de Estudos e Pesquisas do Ministério do Turismo, anualmente são feitas 17,7 milhões de viagens domésticas movidas pela fé (turistas, sem contar excursionistas). 

Para um dos organizadores do evento, Sidnésio Moura, o momento é propício para que se discuta o futuro do segmento no país, visto a sua importância para todo o setor. “O Turismo Religioso é um segmento dentro do Turismo que está em ascensão. Desde o ano de 2015, o Brasil buscou voltar sua atenção para este segmento. Daí a necessidade do Fórum Nacional de Turismo Religioso para debater os caminhos do Turismo Religioso no Brasil”, destacou. 

Entre os convidados do fórum, estão um dos principais líderes ciganos mundial, Zarco Fernandes; o presidente da Associação Muçulmana do Rio Grande do Norte, Muhamad Taufik; o coordenador da Pastoral do Turismo Nacional, padre Manoel Filho; e o professor doutor em Turismo e Hospitalidade, Eduardo Taborda. Além dos palestrantes, os interessados poderão conferir uma mesa de debate sob o tema “As Religiões e o Turismo Religioso”, que será moderada pelo co-presidente da Missão Somos Um e Fundador da Comunidade Católica Coração Novo-RJ, Izaias Carneiro 

Os roteiros de fé e peregrinação são fortes incentivadores de pequenos negócios e investimentos, movimentando economias locais em setores como indústria, comércio, serviços e artesanato, com geração de emprego e renda em todas as regiões do país. O Brasil conta com diversos eventos e atrativos religiosos que arrematam multidões e há casos em que duas ou mais religiões se misturam num mesmo evento. Se fizermos um tour pelo turismo religioso no Brasil, vamos perceber a diversidade de opções que o país oferece.

- Fórum Nacional de Turismo Religioso:

Canal do Fórum no Youtube: www.youtube.com/channel/UCh4_6wV5sZDfj6jBHlkaSYw

Facebook: www.facebook.com/forumnacionaldeturismoreligioso/

Programação do dia 24/06 no YouTube: youtu.be/u1ECzB5wO0k

 Edição: Rafael Brais

registrado em:
Assunto(s): turismo , turismo religioso
Fim do conteúdo da página