Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Qualificação e legislação na pauta do GT Náutico
Início do conteúdo da página

Qualificação e legislação na pauta do GT Náutico

A expectativa é de que sejam gerados 4 mil empregos até maio de 2011, nos 20 navios que percorrerão a costa brasileira
  • Publicado: Quinta, 25 de Novembro de 2010, 15h21
  • Última atualização em Quinta, 25 de Novembro de 2010, 16h06
  • Acessos: 411

Santos, SP (25/11) – Necessidades do setor de cruzeiros marítimos, cursos de qualificação oferecidos pela Marinha e a legislação para implantação de empreendimentos náuticos foram alguns dos assuntos discutidos ontem (24), na reunião do GT Náutico em Santos (SP). O Grupo de Trabalho integra iniciativa pública e privada para trabalhar na estruturação e desenvolvimento do setor no país.

Um dos assuntos de maior repercussão no encontro foi a proposta de resolução que trata da regularização, implantação e licenciamento ambiental das estruturas de apoio ao turismo náutico. Um dos desafios é definir procedimentos para regularizar empreendimentos, como marinas e outros atracadouros, que estão em operação.

O GT discutiu também a necessidade de formação de mão-de-obra para o setor. O comandante Manoel Bezerra Jr, representante da Marinha, disse que a instituição tem cursos para tripulantes e não-tripulantes (pessoal de hotelaria e entretenimento). Segundo ele, em 2010, a Marinha abriu 1,32 mil cursos para 30,7 mil alunos. A previsão para 2011 é de 40 mil vagas para treinamentos em operação de embarcações, segurança, entre outros.

Ainda na questão da qualificação o diretor de Estruturação e Ordenamento Turístico do MTur, Ricardo Moesch, anunciou que serão lançados editais para 3,2 mil vagas para cursos de manutenção de embarcações e outras atividades náuticas.

O setor de cruzeiros marítimos apresentou números da temporada de 2010/2011, iniciada em outubro, que confirmam o crescimento do setor no país. Segundo o vice-presidente da Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos (Abremar), serão gerados quatro mil empregos até maio de 2011, nos 20 navios que percorrerão a costa. O representante das empresas sugeriu, ainda, que o GT trabalhe pela flexibilização dos procedimentos para concessão de vistos para tripulantes estrangeiros.

A reunião do GT Náutico prossegue nesta quinta (25) . Está prevista visita às instalações portuárias de Santos, cujo terminal de passageiros completou 12 anos nesta semana.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página