Webinários homenageiam Dia Internacional dos Museus
Ação do Ibermuseus vai tratar da implementação de novos modelos de gestão em uma perspectiva de reabertura gradual das instituições
Por Rafael Brais, com informações do Ibram
O Programa Ibermuseus, com o apoio da Unesco, lança uma discussão ibero-americana com profissionais e instituições do setor sobre estratégias de enfrentamento dos impactos da pandemia de coronavírus causados aos museus, seus profissionais e todo o segmento. O ciclo de webinários é parte das ações que o Ibermuseus realiza em celebração ao Dia Internacional dos Museus (18 de maio) que, neste ano, tem como tema "Museus pela igualdade: diversidade e inclusão".
O Ibermuseus é o principal programa de cooperação para os museus da Ibero-América (países ou territórios onde o português e o espanhol são as línguas predominantes) e tem o objetivo de promover o fortalecimento das mais de nove mil instituições que fazem parte do grupo. Desde 2007, trabalha para fortalecer os museus por meio da valorização do patrimônio museológico; da qualificação e mobilidade dos profissionais dessas instituições; da produção, circulação e troca de conhecimento; e pela articulação e criação de redes para a promoção de políticas públicas para o setor.
A série de webinários, de acordo com o Ibermuseus, é para que funcionários de museus encontrem apoio na implementação de novos modelos de gestão em uma perspectiva de reabertura gradual das instituições. As palestras online têm o objetivo de promover reflexões entre profissionais de diferentes áreas com os seguintes objetivos: refletir sobre a inovação no setor de museus em resposta à crise e às perspectivas de futuro; apresentar e debater algumas estratégias para manter vínculos com o público em termos de divulgação, comunicação e acessibilidade; abordar o papel que muitos museus têm assumido para apoiar sua comunidade nesse contexto de emergência sanitária e refletir sobre o conceito de reabertura e suas implicações em todos os níveis da gestão institucional, bem como a necessidade de repensar seu papel na nova dinâmica social.
PROGRAMAÇÃO (horário de Brasília)
15 de maio, 11h: Museus em tempos de pandemia – inovação e perspectivas.
18 de junho, 11h: O museu e seus públicos em tempos de crise – difusão, comunicação, acessibilidade, inclusão e igualdade.
16 de julho, 11h: Museus e território – reafirmação do papel social em tempos de pandemia.
O webinário será transmitido ao vivo no canal do programa Ibermuseus no YouTube.
DESTAQUE - O Brasil ocupou as três primeiras colocações em ranking das exposições mais visitadas em 2019. A lista anual publicada pela revista britânica The Art Newspaper traz os números de público de instituições culturais e de exposições temporárias realizadas em vários países do mundo. A publicação faz também rankings por categorias, e o Brasil figurou, ainda, entre as TOP 10 nos grupos Temática, Fotografia e Contemporânea. Além disso, entre os 100 museus de arte com maior púbico, o país aparece três vezes
Liderando o ranking das 20 exposições com maior público, a exposição DreamWorks ocupa o 1º lugar, com um público de 663.265 visitantes, realizada no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB-RJ) entre 6 de fevereiro e 15 de abril de 2019. A mesma mostra ficou em também em 2º lugar, com 605.674 visitantes, no Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte (CCBB-BH), entre 15 de maio e 29 de julho de 2019. Em 3º lugar, com 598.818 visitantes, ficou a exposição Ai Weiwei – Raiz, realizada no CCBB-RJ entre 21 de agosto e 4 de novembro de 2019.
REGIONAL - Em Pernambuco, o Museu do Homem do Nordeste e o Engenho Massangana vão realizar uma programação online gratuita com oficinas, vídeo debate, mediação temática, indicação de filmes, palestra, recitais de poesias, contação de histórias e o espaço “Com a Palavra a Arte Popular”. Acompanhe, entre 18 e 24 de maio, no canal do YouTube da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj) e nas redes sociais da fundação. Confira a programação aqui.
Edição: Mariana Venturim