Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Turismo doméstico será o primeiro a se recuperar, aponta pesquisa
Início do conteúdo da página
CORONAVÍRUS

Turismo doméstico será o primeiro a se recuperar, aponta pesquisa

Estudo feito com agentes de viagem mediu as perspectivas do setor quanto à retomada do turismo e às tendência de mercado

  • Publicado: Terça, 12 de Mai de 2020, 15h55
  • Última atualização em Sexta, 15 de Mai de 2020, 14h54
  • Acessos: 16208

Por Vanessa Castro

Turismo Doméstico.jpg

Setor de viagens se mostra otimista quanto à retomada do turismo doméstico. Crédito: Márcio Filho/MTur

Destinos nacionais deverão ser os mais procurados por turistas brasileiros após o fim de restrições geradas pelo novo coronavírus. É o que mostra uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (12.5) pela consultoria Cap Amazon e pelo portal Mercado & Eventos, que avaliou as perspectivas de mais de 400 agentes de viagem das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.

Para 55% dos entrevistados, a retomada do turismo será mais rápida no mercado doméstico. A procura por destinos nacionais também foi apontada como uma tendência, assim como o turismo de saúde e destinos menos frequentados.

“Esta é uma boa notícia! O Brasil está repleto de destinos incríveis, muitos ainda desconhecidos pelos turistas, só esperando a retomada das atividades para serem aproveitados. O conceito de regionalizar o turismo, para assim desenvolver toda a cadeia produtiva do setor, trazendo emprego e renda para a população local, sempre foi uma diretriz do Ministério do Turismo, e vamos continuar trabalhando para alcançar nosso objetivo”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio.

O estudo também constata uma possível mudança no perfil dos turistas brasileiros. Após o confinamento, agências esperam uma maior demanda de clientes em busca de viagens a lazer e para visitar amigos e familiares. Destinos e serviços que proporcionem bem-estar e contato com a natureza são citados, pela maior parte dos consultados, como segmentos em alta na retomada do turismo.

Edição: André Martins

Fim do conteúdo da página