Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Turismo destina recursos para pavimentação de estrada em Juazeiro do Norte
Início do conteúdo da página
OBRAS

Turismo destina recursos para pavimentação de estrada em Juazeiro do Norte

Obra vai melhorar a infraestrutura turística e fortalecer o turismo religioso na região

  • Publicado: Sexta, 13 de Março de 2020, 10h23
  • Última atualização em Sexta, 13 de Março de 2020, 11h54
  • Acessos: 1884

Por Cecília Melo 

WhatsApp Image 2020-03-13 at 11.00.30.jpeg

Pavimentação contou com recursos do MTur de R$ 3,9 milhões. Crédito: Prefeitura de Juazeiro do Norte 

Cerca de R$ 3,9 milhões foram investidos pelo Ministério do Turismo na pavimentação asfáltica da estrada que liga a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Dores ao distrito de São Gonçalo, em Juazeiro do Norte (CE). A via dá acesso ao chamado Roteiro de Fé na região, um dos mais tradicionais destinos visitados por turistas em viagens religiosas e em peregrinações do Nordeste.

A obra foi concluída em dezembro de 2019. Antes, a estrada era de piçarra, formada por pedras e terra, e agora foi completamente asfaltada. Para o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, investimentos para melhorar a infraestrutura turística são de extrema importância para o desenvolvimento do Brasil, seja ele econômico, social, turístico ou cultural.

“O Ministério do Turismo está 100% comprometido em entregar obras como esta que, além de incrementar a oferta turística da região, melhoram o acesso da população, com infraestrutura de qualidade e acessibilidade, e geram emprego e renda às comunidades”, defende o ministro.

POTENCIAL TURÍSTICO - Juazeiro do Norte tem forte vocação para o turismo religioso. Devido à figura de Padre Cícero, é considerado um dos maiores centros de religiosidade popular da América Latina e um dos três maiores do Brasil, juntamente com Aparecida (SP) e Nova Trento (SC).

Situada a quase 500 km de Fortaleza, o município está entre os maiores do Nordeste e tem atrações que vão desde os templos sagrados, centros de artesanato e de cordel até os sítios arqueológicos localizados na Serra do Araripe. O Museu de Paleontologia de Santana do Cariri reúne mais de sete mil fósseis de peixes, insetos, répteis, anfíbios e vegetais. A cidade tem ainda um dos maiores polos acadêmicos do interior nordestino e é carinhosamente chamada de "A metrópole do Cariri".

O movimento turístico no município é grande entre 24 de março a 20 de julho, datas de nascimento e morte do Padre Cícero, e também no mês de setembro, quando acontece a Festa de Nossa Senhora das Dores. No entanto, nenhum evento supera o Dia do Romeiro, comemorado no dia 1º de novembro com missas, procissões e "aceno de chapéus de palha", uma recriação coletiva do gesto com que o padre saudava o povo.

Edição: Rafael Brais 

 

Fim do conteúdo da página