Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Nomeada nova equipe da Secretaria Especial da Cultura
Início do conteúdo da página
NOMEAÇÃO

Nomeada nova equipe da Secretaria Especial da Cultura

Responsáveis pelas pastas de Economia Criativa, Propriedade Intelectual, Difusão Cultural e IBRAM foram nomeados nesta sexta-feira

  • Publicado: Sexta, 06 de Março de 2020, 17h57
  • Última atualização em Segunda, 09 de Março de 2020, 08h49
  • Acessos: 1973

Por Victor Maciel

As secretarias de Economia Criativa, dos Direitos Autorais e Propriedade Intelectual, Difusão e Infraestrutura cultural, chefia de gabinete, da Secretaria Especial da Cultura, e o Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) já têm novos titulares. A nomeação foi divulgada pelo Ministério do Turismo, nesta sexta-feira (06), em edição extra do Diário Oficial da União (DOU).

A pasta de Economia Criativa ficará à cargo do professor Aldo Valentim. Com mais de 20 anos de experiência na área cultural, com foco no setor público, organizações sociais de cultura e passagens por consultorias e 3º setor, Valentim já atuou como secretário-adjunto da Cultura na Prefeitura de São Paulo.

Ainda no setor, Aldo assumiu a Coordenação de Articulação com os Municípios na Secretaria de Planejamento e Gestão, da Unidade de Fomento na Secretaria de Cultura e de Projetos do Governo do Estado de São Paulo.

06.03.2020_Aldo Valentim_SECULT.jpg

Na área dos Direitos Autorais e Propriedade Intelectual, a responsável será a advogada Alessandra Martins da Silva. A nova titular possui vasta atuação no campo das artes e dos esportes, com especialização na área.

Alessandra Martins promoveu uma série de ações envolvendo personalidades do meio artístico e esportivo. No setor de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual, ela acompanha os debates no Brasil e no exterior com foco na preservação e respeito às normas vigentes.

Alessandra Martins Close.jpg

 

A Secretaria de Difusão e Infraestrutura Cultura terá à frente o fotógrafo artístico Caio Fagundes. No âmbito cultural, ele atua na criação de obras audiovisuais para o mercado publicitário, espetáculos teatrais e festivais de artes em geral. Fagundes atua no setor público há mais de 30 anos, assumindo cargos na Prefeitura Municipal de São Paulo e no Ministério da Economia.

IBRAM - O encarregado pela Política Nacional de Museus e pela melhoria dos serviços no setor será o advogado Pedro Mastrobuono. Com vasta experiência na área artística, foi ex-presidente do Instituto Alfredo Volpi de Arte Moderna (IAVAM) e assumiu ainda a direção jurídica do mesmo. É autor e coautor de várias publicações sobre Artes e afetividade da proteção do patrimônio cultural.

Mastrobuono exerceu ainda a Presidência da Associação dos Amigos do Museu de Arte Contemporânea (AAMAC) da Universidade de São Paulo e do Instituto de Arte Contemporânea (IAC), museu abrigado Universidade de São Paulo (USP).

O novo presidente do IBRAM também assumiu a vice-presidência da Comissão de Cultura, titulada “Direito às Artes”, da OAB/SP, e em 2018, foi indicado pela Associação Brasileira de Críticos de Arte para o Prêmio Ciccillo Matarazzo, como personalidade mais atuante no meio.

 

PedroMastrobuono.jpg

Edição: Lívia Nascimento

 

registrado em:
Assunto(s): Nomeação , SECULT , Cultura , Turismo
Fim do conteúdo da página