MASP bate recorde de visitação em 2019
Número foi impulsionado pela mostra ‘Tarsila Popular’, realizada entre abril e junho
* Por Rafael Brais, com informações do MASP
Em 2019, MASP foi o museu de arte mais visitado do Brasil. Crédito: Rogério Cassimiro/MTUR
O MASP (Museu de Arte de São Paulo), um dos principais pontos turísticos da cidade de São Paulo (SP), atingiu uma marca histórica em 2019: 729.325 visitantes durante todo o ano, passando a ser o museu de arte mais visitado do Brasil. De acordo com a instituição, o recorde é, em parte, resultado do público da mostra ‘Tarsila Popular’, que entre abril e julho recebeu 402.850 frequentadores. A capital paulista também teve outra boa notícia nesta semana: segundo levantamento do Google, a ‘Terra da Garoa’ é o segundo destino mais desejado do mundo e o terceiro entre os brasileiros (Confira a notícia aqui).
Fundado em 1947 pelo empresário Assis Chateaubriand, o MASP ostenta o título de primeiro museu moderno do país. Instalado originalmente na Rua 7 de Abril, no centro da cidade, o museu foi transferido 21 anos depois para a atual sede, na Avenida Paulista, um icônico projeto de Lina Bo Bardi que se tornou marco da arquitetura do século 20.
A partir do uso de vidro e concreto, Bo Bardi conciliou superfícies ásperas e sem acabamentos com leveza, transparência e suspensão. A esplanada sob o edifício, o ‘vão livre’, foi pensada como uma praça para uso da população. Atualmente, a coleção do MASP reúne mais de 11 mil obras, incluindo pinturas, esculturas, objetos, fotografias, vídeos e vestuário de diversos períodos, abrangendo a produção europeia, africana, asiática e das Américas.
CALENDÁRIO - A agenda de exposições do museu é complementada por programas públicos, desenvolvidos pelo Núcleo de Mediação. O calendário inclui a realização de seminários internacionais, palestras promovidas mensalmente no primeiro sábado de cada mês, o Programa MASP Professores, oficinas, cursos do MASP Escola, filmes e vídeos.
Edição: André Martins