Em busca da qualidade
São Paulo (29/05) – A criação de um novo sistema de classificação hoteleira e a implantação do Selo de Qualidade no país são medidas fundamentais para que o Brasil se posicione com destaque no mercado mundial do turismo. A avaliação é do ministro do Turismo, Luiz Barretto, que participou na manhã deste sábado (29), em São Paulo (SP) de debate no Núcleo do Conhecimento do Salão do Turismo.
“A realização da Copa do Mundo e das Olimpíadas aqui no Brasil são excelentes oportunidades para avançarmos nesse processo de qualificação do turismo nacional”, disse o ministro, no debate sobre o Selo de Qualidade no Turismo. Ele argumentou que o governo não pode abdicar do papel de conduzir o processo de certificar a hotelaria e implantar o selo para prestadores de serviços turísticos. Mas que a tarefa não é exclusiva da autoridade pública.
“O selo e a classificação são ferramentas para auxiliar o consumidor em suas escolhas”, acrescentou o ministro. Luiz Barretto lembrou que todo o trabalho do Ministério do Turismo está sendo feito de forma democrática, em conjunto com empresas, entidades e pessoas envolvidas com a atividade turística. Ele disse que adesão tanto à classificação como à certificação é voluntária, mas que o mercado será regulado pelo consumidor “que cada vez mais tem exigido serviços e produtos de qualidade”.