Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Belo Horizonte recebe 10ª reunião da RIMT
Início do conteúdo da página
SEMANA NACIONAL DO TURISMO

Belo Horizonte recebe 10ª reunião da RIMT

Encontro da Rede de Inteligência de Mercado do Turismo fará balanço e tratará da agenda de trabalho para 2020

  • Publicado: Quinta, 05 de Dezembro de 2019, 15h02
  • Última atualização em Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 15h23
  • Acessos: 1112

Por Lívia Nascimento

Como parte da programação da 1ª Semana Nacional do Turismo, o Ministério do Turismo promoveu na manhã desta quinta-feira (05) o 10º Encontro Nacional da Rede de Inteligência de Mercado do Turismo (RIMT) com o objetivo de apresentar cases de sucesso no setor e promover a troca de experiências das iniciativas de sucesso realizada pelos integrantes da rede.

Na programação prevista para todo o dia, discussões sobre a comunicação em momento de crise, marketing de conteúdo, calendário de eventos para 2020, planejamento para 2020 e Investe Turismo. Um dos destaques da manhã foi a apresentação de Renata Bittencourt, diretora-executiva do Inhotim, que falou sobre a comunicação do instituto após o rompimento da barragem da Vale. A tragédia impactou diretamente a comunidade de Brumadinho onde o atrativo está inserido.

O local, que recebe 350 mil visitantes por ano, sentiu fortemente os impactos do rompimento da barragem. “Cerca de 50% de nossos funcionários perderam um ente querido e notamos que a visitação caiu em 40% até abril”, comentou Renata. Para contribuir com a recuperação da comunidade, o Inhotim desenvolveu uma série de iniciativas, como o cadastramento dos moradores para ter acesso gratuito ao Inhotim em qualquer dia da semana e horário, além da realização de oficinas de música e sessões de cinema.

Renata também falou sobre o desafio de atrair turistas mineiros, de outros estados e estrangeiros para o Instituto. “Queremos que os nossos visitantes entendam que o Inhotim é um lugar para ir e para voltar”, concluiu.

Para o coordenador de Produtos Turísticos do MTur, Cristiano Borges, é de vital importância ter o Ministério do Turismo, a Embratur e o Sebrae juntos com todos os estados para a construção de ações, projetos e políticas públicas sempre em parceria. "A RIMT é um momento da gente aprender tanto com as experiências quanto com outros atores do mercado que vêm colaborar com a gente hoje nesse sentido", comentou Borges. 

VISITA TÉCNICA - O encontro da RIMT termina nesta sexta-feira (06) com uma visita técnica ao Mercado Central de Belo Horizonte para que os técnicos conheçam melhor o posicionamento da capital mineira no segmento de turismo gastronômico. A próxima reunião da Rede deve acontecer durante a WTM em São Paulo.

Edição: Cecília Melo 

Fim do conteúdo da página