Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > MTur apresenta balanço das ações realizadas neste ano em reunião do CNT
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

MTur apresenta balanço das ações realizadas neste ano em reunião do CNT

Os resultados de medidas como o Investe Turismo, Programa de Regionalização e Segurança Turística foram apresentados aos membros do Conselho 

  • Publicado: Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 11h18
  • Última atualização em Quarta, 04 de Dezembro de 2019, 15h21
  • Acessos: 1063

Por Victor Maciel

WhatsApp Image 2019 12 03 at 19.05.01

Conselho Nacional do Turismo se reúne em Belo Horizonte(MG). Crédito: Roberto Castro

O balanço das ações realizadas pelo Ministério do Turismo em 2019 e os próximos passos do setor foram os temas da última reunião do ano do Conselho Nacional de Turismo (CNT). O encontro, que reuniu as principais lideranças do setor, deu continuidade ao primeiro dia da Semana Nacional do Turismo, realizada entre os dias 3 e 6 de dezembro, em Belo Horizonte (MG).

Na reunião, o secretário-executivo do Ministério do Turismo, Daniel Nepomuceno, destacou os objetivos e desafios deste primeiro ano de gestão. “O nosso grande desafio era desburocratizar as nossas medidas para abertura do mercado, e estamos conseguindo. Para o ano que vem, começaremos a discutir mais sobre os nossos patrimônios e como aumentar emprego e renda para o país. Vamos também incentivar os modelos modernos de políticas públicas privadas”, finalizou.

Entre os avanços destacados estão o Programa de Regionalização do Turismo, que hoje conta com 3.054 interlocutores e 8.144 atrativos mapeados; o Fungetur, que repassou R$ 300 milhões para os bancos regionais de desenvolvimento e conta com 186 projetos contratados; e as cerca de 5 mil obras em andamento, que movimentaram R$ 4,5 bilhões e geraram cerca de quase 100 mil empregos.

O programa Investe Turismo e o Cadastur também receberam destaque importante durante a reunião do CNT. O primeiro, que é desenvolvido pelo Ministério do Turismo, em parceria com a Embratur e o Sebrae, já rodou todos os estados do País e reuniu mais de quatro mil pessoas do setor. Já o segundo, está quase na marca de 100 mil inscritos, além de ter fornecido cerca de 10 mil crachás para guias de turismo em todo o país e incluído os barcos-hotéis no sistema.

Por fim, as ações interinstitucionais também garantiram bons resultados em 2019 para a Pasta. Entre elas, a realização do 1º Seminário de Segurança Turística, que contou com vários membros do governo federal; o diagnóstico de mobilidade urbana e a Rede Brasileira de Cidades Criativas. Além disso, foram destacados o acordo de cooperação técnica sobre turismo em áreas protegidas, as áreas especiais de interesse turístico e a gestão compartilhada de área de interesse da União, que foi uma das metas atingidas durante os 100 dias da atual gestão.

CNT - O Conselho Nacional de Turismo é um órgão colegiado com a atribuição de assessorar o Ministro de Estado do Turismo na formulação e na aplicação da Política Nacional de Turismo e dos planos, programas, projetos e atividades dela derivados. O CNT é composto por representantes do Governo Federal e por entidades dos diversos segmentos relacionados à atividade turística.

MINISTROS - O fim do primeiro dia de programação da Semana Nacional do Turismo foi marcado pelo encontro dos ministros do Turismo do Mercosul. A reunião presidida pelo ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, contou ainda com o a participação dos ministros da Argentina, Gustavo Santos, do Paraguai, Sofia Montiel, e do Uruguai, Liliam Kechichi. Na pauta, a importância de ações de promoção em conjunto para impulsionar o turismo regional e atrair os visitantes de longa distância.

Para o ministro Marcelo Álvaro Antônio, o encontro foi uma forma de celebrar o bom ano do setor na região e marcou mais uma entrega de sua gestão: a Rota das Missões Jesuítas que deverá ser assinada na quinta-feira (05). “Esse circuito composto por Brasil, Paraguai e Uruguai reúne todas as condições para atrair visitantes estrangeiros de longas distâncias para conhecer nossos atrativos e por isso uma das grandes ações que temos discutido à frente dos ministérios é o aumento da conectividade aérea, fundamental para esse momento de desenvolvimento e fortalecimento do turismo”

Gustavo Santos reforçou a importância da união entre os países. “O mais importante desse movimento é que construímos uma relação de confiança para promovermos o aumento do turismo em nossa região. Devemos pensar cada vez mais no fortalecimento do mercado sul-americano porque agir sozinho é antieconômico e não é inteligente”, comentou.

Edição: Ivana Sant’Anna

registrado em:
Fim do conteúdo da página