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SEMANA NACIONAL

Semana Nacional do Turismo movimenta capital mineira

Entre os dias 3 e 6 de dezembro, diversos eventos debaterão as iniciativas para o desenvolvimento do setor

  • Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 10h39
  • Última atualização em Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 14h34
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Por Rafael Brais

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Belo Horizonte será palco, entre os dias 3 e 6 de dezembro, da 1ª Semana Nacional do Turismo. O evento, promovido pelo Ministério do Turismo, tem como objetivo debater iniciativas para o fortalecimento do setor que movimenta mais de 50 atividades econômicas, emprega direta e indiretamente 7 milhões de brasileiros e representa 8,1% da economia nacional. Para celebrar a primeira edição do evento, a Pasta assinará um memorando de entendimento para duas iniciativas inéditas em conjunto com a Organização Mundial de Turismo (OMT): o Wakalua e o Programa Nacional de Gastronomia.

No campo da tecnologia, o Hub de inovação da OMT - Wakalua - terá no Brasil sua primeira unidade em solo sul-americano. O objetivo é promover soluções inovadoras para o setor de viagens por meio de startups. O programa lançado em janeiro, em parceria com a Globalia, está presente em mais de 150 países.

Já no segmento gastronômico, o documento prevê uma parceria com o Sebrae e a OMT para utilizar a culinária brasileira como incentivadora e impulsionadora do turismo no Brasil, atraindo visitantes de todas as partes do mundo. A ideia é que o programa seja baseado com o que hoje é realizado no Peru, que mudou a cara do turismo no país e se consolidou como um dos principais destinos turísticos gastronômicos do mundo.

“Promover a Semana Nacional do Turismo é a melhor forma de valorizar essa atividade tão importante para a geração de emprego e renda do nosso povo. Tivemos um ano excelente para o setor, com conquistas inéditas que merecem ser celebradas e divulgadas para todos que acreditam no turismo como vetor de desenvolvimento econômico”, afirmou o ministro Marcelo Álvaro Antônio.

Ainda durante a programação oficial da semana haverá um momento para valorizar e reverenciar profissionais e iniciativas de destaque no turismo brasileiro. O Palácio das Artes foi o local escolhido para anunciar os grandes vencedores da segunda edição do Prêmio Nacional do Turismo. O evento tem por objetivo identificar, reconhecer e premiar iniciativas de destaque e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do turismo no país. Em sua primeira edição, no ano passado, foram consagradas sete iniciativas entre 208 projetos habilitados, que contribuíram para o fortalecimento do mercado de viagens. Também foram reconhecidos cinco profissionais com atuação destacada na área, que venceram a disputa com outros 24 finalistas, num total de 44,2 mil avaliações.

OUTROS EVENTOS – A Semana Nacional do Turismo vai abrigar ainda outros eventos, como a 10ª reunião da Rede de Inteligência de Mercado no Turismo (RIMT), grupo técnico destinado à análise de informações e compartilhamento permanente de experiências, que visa orientar a promoção dos destinos, conforme as expectativas e tendências dos mercados; e a reunião do Conselho Nacional do Turismo, que realiza seu último encontro do ano. Além disso, a capital mineira será sede da 8ª Reunião Extraordinária do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes de Turismo, Fornatur.

Edição: Victor Maciel

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