Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Crescimento de feiras nacionais de turismo reforçam otimismo no setor
Início do conteúdo da página
FEIRAS DE TURISMO

Crescimento de feiras nacionais de turismo reforçam otimismo no setor

Eventos, que reúnem representantes de todo o Brasil, apresentaram aumento de até 66%

  • Publicado: Terça, 22 de Outubro de 2019, 18h10
  • Última atualização em Terça, 22 de Outubro de 2019, 18h18
  • Acessos: 2004

Por Kiara Mila Goulart

221019 - festuris.jpg

Crescimento de feiras de turismo, como a Festuris, reforça otimismo no setor. Crédito: Roberto Castro/MTur

Promover destinos, firmar acordos, mostrar melhorias, movimentar o mercado e a cidade anfitriã têm feito das feiras nacionais grandes transformadoras do setor. Eventos deste porte, que acontecem anualmente em vários estados do país, têm cada vez mais valorizado o turismo e estimulado o crescimento de áreas engajadas na busca de novas oportunidades de negócios. Em meio a tantos benefícios que envolvem a realização delas, o crescente número de participantes é um fator que também chama a atenção.

Algumas dessas feiras chegam a atrair mais de 30 mil participantes, têm impacto de milhões de reais e apontam para a tendência de otimismo no setor. O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destaca que esse tipo de evento consagra uma troca de experiências rica com agentes fundamentais para o turismo.  “É um importante espaço para planejar ações que vão transformar o potencial do turismo brasileiro em realidade, beneficiando diretamente nossa população com mais oportunidades, emprego, renda e inclusão social”, destaca o ministro.

Considerada a mais efetiva feira de negócios de turismo da América Latina, o Festuris, em Gramado (RS), completou 30 anos em 2018 e, além de marcar a história local, também emplacou 15 mil participantes em quatro dias de evento – um crescimento de 66,6% comparado à edição anterior. O número de presentes gerou um impacto econômico de R$ 17 milhões na cidade e na Região das Hortênsias que foi incrementada na economia local por meio de gastos com hospedagem na rede hoteleira, em restaurantes e comércio em geral.

“Ficamos orgulhosos pelo legado que deixamos para a nossa cidade, nosso estado e o turismo brasileiro. Sabemos o que o setor pode fazer pelo destino e sua população e Gramado é um exemplo disso para o Brasil. Por isso, acreditamos que o turismo tem força necessária para liderar esse novo ciclo de crescimento do país”, afirmou Marta Rossi, realizadora do evento. A edição 2019 acontecerá entre os dias 7 e 10 de novembro, no Serra Park.

A WTM Latin America, em São Paulo (SP), também se destacou pelo mesmo crescimento e atraiu, em 2019, cerca de 19 mil participantes – o número representa um aumento de 58,3% em relação a 2018 e para a próxima edição, em março de 2020, a feira já conta com nove operadoras de turismo confirmadas. “A confirmação delas nos dá um indicativo muito positivo sobre as projeções para 2020 e confirmam o sucesso da área dedicada a estes players que vem crescendo anualmente”, destaca Luciana Leite, diretora da WTM Latin America.

Em setembro de 2019, a capital paulista também foi palco da 47ª edição da Abav Expo. Conhecida como a maior feira nacional do ramo, nos dias 25 a 27 do mês, recebeu o número impressionante de 32 mil participantes no Expo Center Norte – 39,1% a mais que os 23 mil do ano anterior.  “Tenho muito orgulho de ser uma agente de viagens e fazer parte de um segmento como o turismo, que gera 319 milhões de empregos e US$ 8,8 trilhões para a economia mundial”, comemorou Magda Nassar, presidente da Abav Nacional.

 

CRESCIMENTO NA FEIRAS

ABAV EXPO (São Paulo-SP)

2019 - 32 mil participantes
2018 - 23 mil participantes
Crescimento de 39,1%

WTM – Latin America (São Paulo-SP)
2019 - 19 mil participantes
2018 - 12 mil
Crescimento de 58,3%

FESTURIS (Gramado-RS)
2018 - 15 mil participantes
2017 - 9 mil
Crescimento de 66,6%

FESTIVAL DAS CATARATAS (Foz do Iguaçu-PR)
A 14ª edição aconteceu entre 12 e 14 de junho
2019 - 9 mil participantes
2018 - 8 mil
Crescimento de 12,5%

Edição: Rafael Brais

registrado em:
Assunto(s): turismo , feiras ,
Fim do conteúdo da página