Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > Seminário discute metodologia para gestão de patrimônios
Início do conteúdo da página
PATRIMÔNIO MUNDIAL

Seminário discute metodologia para gestão de patrimônios

Evento reuniu autoridades para debater formas autossustentáveis de estruturação dos destinos patrimoniais mundiais do Brasil

  • Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 12h08
  • Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 12h33
  • Acessos: 2150

Por Vanessa Castro

16_09_19_seminárioportal.jpg

Autoridades participam de Seminário Internacional do Programa Nacional de Turismo Cultura e Natural. Crédito: Roberto Castro/MTur

O seminário internacional do Programa Nacional de Turismo Cultural e Natural (PNTCN), realizado nos dias 12 e 13 de setembro, em Brasília/DF, discutiu um novo instrumento de gestão dos patrimônios culturais e naturais mundiais do Brasil. O objetivo do debate é criar uma metodologia que será aplicada em dois projetos pilotos: Ouro Preto (MG), reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural, e Foz do Iguaçu (RS), cidade Patrimônio Natural da Humanidade. O PNTCN é um desdobramento da Política Nacional de Gestão Turística dos Patrimônios Mundiais para a criação de novos produtos e experiências turísticas.

O encontro, realizado em parceria com o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), a Universidade Federal de Santa Catarina e os ministérios do Turismo, da Cidadania e do Meio Ambiente, reuniu representantes da Casa Civil, do Sebrae, do BNDES e representantes de programas internacionais semelhantes, que apresentaram seus modelos de implantação, como no caso da Espanha e de Portugal. No evento, também foram discutidas formas de parcerias, concessões e estratégicas de desenvolvimento do programa.

O ministro interino do Turismo, Hercy Filho, participou do seminário e ressaltou a importância do debate para se construir um turismo mais sustentável. “Queremos compartilhar experiências e ideias, garantindo a autossustentabilidade dos patrimônios, tanto para a sua utilização turística quanto para a sua preservação”, destacou o ministro.

A diretora do Departamento de Ordenamento do Turismo, Silvana Nascimento, afirma que o debate é construtivo e beneficiará o turismo brasileiro. “Estamos em processo de validação dos indicadores que nos permitirão ter uma visão sistêmica da administração desses espaços. É uma discussão técnica necessária para desenvolver todo o potencial turístico desses patrimônios”, ressaltou a diretora.

GESTÃO COMPARTILHADA - O seminário faz parte de uma série de ações desenvolvidas pelo MTur a fim de fomentar o avanço do turismo no Brasil. Na última quarta-feira (12.09), a Pasta assinou uma Instrução Normativa, juntamente com a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), que regulamenta a gestão compartilhada de patrimônios com potencial turístico. O Ministério também firmou acordo com o Mercosul para reforçar a atração de turistas na Rota das Missões Jesuíticas, no Rio Grande do Sul, e trabalha em um plano de ação de desenvolvimento do Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí.

Edição: Rafael Castro

registrado em:
Fim do conteúdo da página