Brasil entra na pauta das operadoras de turismo na Rússia
Embaixada do Brasil em Moscou realiza seminário para promover destinos nacionais no mercado russo, responsável por enviar 70,5 milhões de turistas para o mundo
Por Darse Júnior, enviado especial
Ainda durante a agenda da 23ª Assembleia Geral da OMT, MTur marca presença em seminário na Embaixada do Brasil, em Moscou. Crédito: Embaixada/Divulgação
Um seminário realizado na Embaixada do Brasil, em Moscou, colocou os destinos e produtos turísticos nacionais na pauta das principais operadoras de turismo na Russia. A ideia é aumentar a participação do Brasil no mercado russo, responsável por enviar 70,5 milhões de turistas para o mundo por ano. Desse total, apenas 18 mil (0,025%) escolhem o país como destino.
“Temos uma oferta que se encaixa perfeitamente no perfil dos turistas russos, que adoram sol e praia. O reforço na promoção é fundamental para disputarmos esse importante mercado”, comentou o ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio. Países do Caribe chegam a receber uma quantidade de russos dez vezes maior que o Brasil.
O seminário realizado, nesta sexta-feira (13), na embaixada é o primeiro de uma série de três que serão realizados até o fim do ano. O embaixador do Brasil em Moscou, Tovar da Silva Nunes, destacou o empenho no desenvolvimento do intercâmbio turístico entre o Brasil e a Rússia.
"Já há acordo de isenção de vistos entre os dois países, o que facilita o fluxo em ambas as direções. O Brasil, assim como a Rússia, é um país com grande diversidade cultural e natural: destinos cosmopolitas, históricos, parques nacionais, sol e exuberantes praias encantam os viajantes. A embaixada em Moscou entende que iniciativas como essa realizada hoje podem contribuir para o aumento do número de turistas russos em nosso país.”, afirmou o embaixador. Ainda durante o evento, os operadores assistiram vídeos promocionais com destinos brasileiros produzidos pela Embratur.
CACHAÇA E GASTRONOMIA - Em agosto a embaixada do Brasil em Moscou realizou, em parceria com o Instituto Brasileiro da Cachaça (IBRAC), evento de promoção da cachaça brasileira no mercado russo, com a participação de cerca de 50 convidados, entre importadores, distribuidores, varejistas, empresários russos e brasileiros, profissionais do ramo da gastronomia, representantes da associação de "bartenders" da Rússia e imprensa especializada.
O evento "Cachaça, o sabor exclusivo do Brasil" contou com apresentação do sommelier Jairo Martins sobre a história do destilado e sua evolução na cultura brasileira, com oficina de caipirinha e degustação de diferentes tipos de cachaça, harmonizada com petiscos e doces brasileiros, bem como iguarias da gastronomia russa. Participaram 10 alambiques, representando 7 estados brasileiros.
O próximo evento será focado na gastronomia: “sabores do Brasil”, com degustação de carnes, frutas e queijos. Entre os convidados: importadores, distribuidores, especialistas em gastronomia e donos de hotéis, funcionários do governo russo. Em paralelo aos eventos o governo brasileiro está promovendo encontro com operadores de turismo da Rússia, país que envia mais de 70 milhões de turistas para o mundo, mas apenas 18 mil escolhem o Brasil como destino.
Edição: Cecília Melo