Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > O que é? > Últimas notícias > MTur apresenta programas no 2º Fórum de Turismo de Itacaré (BA)
Início do conteúdo da página
EVENTO

MTur apresenta programas no 2º Fórum de Turismo de Itacaré (BA)

Foco do evento é o aumento da competitividade do destino da Costa do Cacau, na Bahia, através do turismo de experiência

  • Publicado: Terça, 18 de Junho de 2019, 18h00
  • Última atualização em Segunda, 24 de Junho de 2019, 11h58
  • Acessos: 8636

Por Geraldo Gurgel

18.06.2019 forumitacare 2
Secretário Bob Santos palestrou no evento. Foto: Elton Andrade/Prefeitura de Itacaré

O secretário nacional de Integração Interinstitucional do Ministério do Turismo, Bob Santos, apresentou, nesta terça-feira (18), durante o 2º Fórum de Turismo de Itacaré (BA), os programas e projetos do Ministério do Turismo e as principais ações desenvolvidas pela Pasta para impulsionar o turismo brasileiro. O evento reúne, até quinta-feira (20), cerca de 120 participantes entre prestadores de serviços, investidores e gestores públicos e privados da atividade turística na Costa do Cacau, no Sul da Bahia. O destino tem Ilhéus como cidade polo regional.

O secretário destacou, entre as prioridades para atrair mais turistas estrangeiros ao Brasil, a liberação de vistos para países estratégicos e de baixo risco migratório como Estados Unidos Canadá, Austrália e Japão. Os primeiros visitantes beneficiados com a medida desembarcaram no aeroporto do Galeão nesta segunda-feira (17), quando a isenção de vistos entrou em vigor. Bob Santos também destacou a abertura total das companhias aéreas para o capital estrangeiros como forma de atrair mais investimentos para o mercado da aviação e competitividade para voos domésticos, ampliando a conectividade e as viagens internas.

“São reivindicações históricas do trade turístico que vão ampliar o fluxo internacional para o Brasil e movimentar o turismo interno, gerando mais empregos e renda para a população”, disse o secretário. Bob lembrou que é preciso estimular a promoção e tornar os destinos cada vez mais competitivos para atrair mais visitantes estrangeiros e brasileiros. A transformação da Embratur em agência, já aprovada pela Câmara dos Deputados, é outra medida adotada pelo Ministério do Turismo para facilitar a promoção dos destinos nacionais no exterior.

Bob Santos ressaltou, ainda, que o Ministério do Turismo está empenhado em reduzir o custo do turismo no Brasil e focado na remoção de gargalos como medidas facilitadoras para atração de recursos e investimentos para o setor de viagens. Ele também destacou que a parceria do MTur com outros ministérios, como Meio Ambiente e Cidadania, é fundamental para a implantação de novos programas e o melhor aproveitamento de destinos com sítios históricos ou que exploram atrativos naturais. Outra parceria estratégica é com os municípios que, através do Programa de Regionalização do Turismo, exploram a atividade turística de forma regional e descentralizada.

O evento tem como objetivo debater temas atuais e novas tendências do turismo relacionadas com as prioridades e vocações locais, promovendo a difusão de conhecimentos sobre melhores práticas em destinos turísticos. Segundo o secretário de Turismo de Itacaré, Júlio Cesar Gonçalves de Oliveira, a programação inclui também a realização de visitas técnicas para conhecer a cidade que é um dos principais destinos de surf do Brasil.

Edição: Vanessa Sampaio

Fim do conteúdo da página