Estímulo aos sentidos
Brasília, DF (11/01/2011) – Aguce os sentidos e deixe as cores, sabores, cheiros e sons guiarem o passeio. O conselho serve para o turista que pretende conhecer os roteiros do Pará, considerado a porta de entrada da Amazônia. Belém, Santarém, Alter do Chão e a Ilha do Marajó se complementam em roteiros carregados de história, cultura, natureza, aventura e fé.
As plantas, frutas, temperos, essências e a música regional, como o carimbó e o sirimbó, são a marca registrada do Pará. A capital Belém, a cidade das mangueiras, é ponto de partida para quem quer se embrenhar pelo estado em três roteiros, que dão a dimensão das potencialidades e riquezas do turismo paraense.
Belém: Cultura, Fé e Natureza é o roteiro que coloca o turista em contato com a riqueza do patrimônio histórico paraense. A Basílica de Nazaré, sede do Círio mais famoso do país, o complexo do Mercado Ver-o-Peso, a Estação das Docas, com suas lojas de artesanato e restaurantes são programas imperdíveis na capital paraense.
Outra dica é o roteiro Belém dos Encantos, que começa com um passeio noturno de barco pela orla do Rio Guamá, que banha a cidade. Durante o dia, vale um city-tour pelos cartões-postais como o Museu Emílio Goeldi, Teatro da Paz, Praça da República, Museu de Artes Sacras, entre outros. Daí pode-se partir para Santarém, caminho para a Vila de Alter do Chão, com suas belas praias fluviais, o Lago Verde, e visitas à comunidade de Maguary e ao município de Belterra, de bela arquitetura.
Quem optar pelo roteiro Aventura na Amazônia Paraense pode pegar um dos barcos e balsas que ligam Belém a Soure, na Ilha do Marajó. Em quatro dias é possível conhecer as praias do Pesqueiro, que conta com barracas com serviços de bar e restaurante, e Barra Velha . E depois, seguir para Salvaterra, segundo maior cidade da ilha. Ali, as atrações são Porto dos Botes e a vila histórica de Joanes – passeios inesquecíveis pela Amazônia brasileira.
94 motivos para viajar pelo Brasil
Esses passeios pelo Pará fazem parte de um conjunto de roteiros, estruturados pelo Programa de Regionalização do Turismo. Lançado em 2004, o programa trabalha o desenvolvimento do setor em todo o país e a gestão descentralizada. O objetivo é estruturar, diversificar e qualificar a oferta turística brasileira para inserir de forma competitiva o produto Brasil no mercado internacional. Os roteiros apoiados pelo programa estão reunidos na revista Roteiros do Brasil 2010. Para acessá-la, clique aqui.