MTur lança Caderno de Orientações Básicas de Turismo de Saúde
Brasília (09/12) – O Ministério do Turismo (MTur) lançou, nesta quarta-feira (8), em Brasília (DF), o Caderno de Orientações Básicas do Turismo de Saúde. O manual reúne aspectos conceituais e legais do segmento, o perfil do turista de Saúde, além de subsídios para gestores públicos e privados de destinos que atuam ou têm vocação para o segmento.
De acordo com a coordenadora-geral de Segmentação do MTur, Sáskia Lima, objetivo é subsidiar gestores públicos e iniciativa privada a atuarem na estruturação do Turismo de Saúde. Para ela, o Brasil vem se evidenciando nesse segmento, que desponta como uma tendência mundial.
Segundo a pesquisa Caracterização e Dimensionamento do Turismo Doméstico no Brasil – 2007, o Turismo de Saúde representou 7% das motivações de viagens internas brasileira.
Já a pesquisa Estudo da Demanda Turística Internacional 2004-2008 mostrou que, no âmbito externo, a média de turistas estrangeiros que buscam o Brasil por motivos de Saúde representa 0,78% do total.
“A expectativa é que o manual colabore para o crescimento sustentável desses números e para o desenvolvimento organizado do segmento”, destacou a coordenadora.
O caderno de orientações foi lançado durante o seminário Inovações em Políticas Públicas de Turismo: avanços e desafios, promovido pelo MTur, em Brasília. Na oportunidade, também foram lançadas as versões atualizadas de nove cadernos de orientações básicas de segmentos - Sol e Praia, Negócios e Eventos, Rural, Cultura, Ecoturismo, Aventura, Náutico, Estudos e Intercâmbio e Pesca, e o novo caderno Segmentação do Turismo e Mercado.
COMO CONSULTAR - O Caderno de Orientações Básicas de Turismo de Saúde e os outros cadernos de orientação poderão ser consultados no Portal do Turismo (www.turismo.gov.br), a partir da próxima semana.
Mais informações: segmentos@turismo.gov.br