Articulação fundamental
Brasília (26/11/2010) – A luta contra a violência sexual infantojuvenil ultrapassa as fronteiras brasileiras em busca de novas estratégias de enfretamento das redes de tráfico e exploração. Com apoio do Ministério do Turismo (MTur) e da Organização Mundial do Turismo (OMT), o Conselho Nacional do Sesi promove, na próxima semana, os seminários “Estratégias de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, em Madri e Lisboa.
Os eventos acontecerão em 29 e 30 de novembro, na Espanha, e 2 e 3 de dezembro, em Portugal. O objetivo é estimular um amplo debate envolvendo líderes sindicais, representantes de governo, universidades e instituições que atuam neste campo no Brasil e na Europa.
A coordenadora-geral do programa Turismo Sustentável e Infância, Elisabeth Bahia, representará o MTur nos encontros. Segundo ela, a articulação com países da União Européia será fundamental. “A exploração sexual não é um problema só do Brasil. Vamos compartilhar experiências e mostrar o que já estamos fazendo para prevenir o problema no âmbito do turismo”, disse.
A coordenadora irá apresentar o programa desenvolvido pelo MTur, que já ofereceu cursos de capacitação para 2 mil jovens brasileiros em situação de vulnerabilidade social e sensibilizou mais de 110 mil profissionais e empresários da cadeia turística. “Também iremos ressaltar que, no Brasil, esta é uma prática criminosa e que turistas com estes objetivos não são bem-vindos”, destaca.
SEMINÁRIOS
A organização dos eventos é realizada em parceria com as centrais sindicais Comisiones Obreras (CCOO) e Unión General de Trabajadores (UGT/Espanha), Confederação Geral de Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN) e Central Única dos Trabalhadores (CUT). A iniciativa também recebe o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT).
Confira aqui a programação em Portugal
Confira aqui a programação na Espanha